IE-ULisboa estabelece nova colaboração com a Câmara Municipal da Amadora

O IE-ULisboa estabeleceu uma nova colaboração com a Câmara Municipal da Amadora através da concretização do Projeto Escol@s Digitais, com desenvolvimento previsto até 2024.

Este novo projeto, inserido na linha de investigação Educação XXI, tem como finalidade estimular a integração das TIC no currículo escolar. Inclui uma dimensão de estudo relacionada como o reconhecimento, monitorização e avaliação das competências digitais dos alunos das escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública da Amadora e uma dimensão que compreende a análise da evolução e do seu impacto na dinâmica escolar, quer ao nível das aprendizagens, quer ao nível da motivação e sucesso escolar. Estas dimensões serão implementadas tendo como base três eixos integrados: 1. Observatório Amadora Digital; 2. Certificação Digital; e 3. Aprender com Tecnologias.

O projeto dá continuidade ao Projeto Amadora Aprender Digital, que decorreu entre 2016 e 2019 e que envolveu de forma ativa e crítica os professores do 1.º CEB do município da Amadora na procura das melhores soluções para a mobilização de recursos tecnológicos potencialmente inovadores, incluindo o uso de computadores, quadros interativos, tabletes, etc.