O IE-ULisboa irá oferecer, a partir do ano letivo 2020/2021, o curso pós-graduado em Matemática – Gestão Curricular e Aprendizagens Essenciais, uma formação especializada em gestão curricular e aprendizagens essenciais em Matemática dirigida a professores de Matemática do 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e professores do 1.º ciclo do ensino básico.

O novo curso tem a duração de dois semestres e visa desenvolver as seguintes capacidades:

• reconhecer as aprendizagens essenciais em Matemática do ciclo de escolaridade em que ensinam, bem com a respetiva articulação vertical com as aprendizagens essenciais de outros ciclos e a sua articulação horizontal com as aprendizagens essenciais de outras áreas disciplinares;
  • diagnosticar problemas na aprendizagem dos alunos e elaborar planos de intervenção para os ultrapassar;
  • realizar uma gestão flexível do currículo, em colaboração com outros professores de Matemática e de outras áreas disciplinares;
  • elaborar, concretizar e avaliar planos de intervenção tendo em vista promover as aprendizagens essenciais dos alunos.