A Universidade de Lisboa assinou, no passado dia 16 de dezembro, o contrato com a Direção-Geral do Ensino Superior no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Inserida nos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, foi aprovada a concessão de um apoio financeiro total de 22,089 milhões de euros, destinado a financiar a realização do projeto coordenado pela Universidade de Lisboa, designado “ULisboa Post-Graduation School and Young Impulse STEAM program”.

Os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos» visam apoiar iniciativas a desenvolver por instituições de ensino superior (IES), com o objetivo de aumentar a participação dos jovens no ensino superior, incrementar a percentagem de graduados na população, dinamizar a formação ao longo da vida e fomentar as atividades de investigação e desenvolvimento em Portugal, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

O objetivo estratégico da ULisboa para o programa “Impulso Adultos” assenta na reorganização de toda a oferta de formação pós-graduada não conferente de grau, bem como da sua estrutura de gestão, através da criação da Escola de Pós-Graduação (ULisboa- PGS).
A ULisboa-PGS, uma estrutura transversal de formação composta pelas 18 Faculdades e Institutos da Universidade, vai criar, de 2022 a 2025, 180 novos cursos, com o objetivo de atrair pelo menos 10.000 novos estudantes de pós-graduação. Entre eles, estarão os novos cursos de pós-graduação do Instituto de Educação:

Educação STEAM;
Literacia Digital na Educação e Formação de Adultos;
Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico.

Muito em breve será disponibilizada informação, em www.ie.ulisboa.pt e nas redes sociais, sobre o funcionamento, vagas e condições de acesso aos novos cursos.

 

 

 

(adaptado de www.ulisboa.pt)