O grupo realiza estudos em três grandes áreas de ensino e aprendizagem da Matemática. A primeira grande área diz respeito ao professor de Matemática. O grupo estuda o conhecimento profissional do professor de Matemática, as práticas profissionais e processos de desenvolvimento profissional de candidatos a professores e de professores em diferentes fases da carreira. A ênfase é dada aos processos de seleção e construção de tarefas, à formulação de estratégias de ensino e à condução dos processos de comunicação na sala de aula. É dada especial atenção ao estudo das questões epistemológicas e metodológicas relativas à pesquisa da sua própria prática por parte de docentes e profissionais.

A segunda área de trabalho é o ensino e a aprendizagem dos Números e da Álgebra. O grupo realiza pesquisas em áreas específicas, incluindo números inteiros e operações (por exemplo, adição e subtração, bem como a multiplicação e a divisão), números racionais e proporção (por exemplo, representação, equivalência, ordem, operações), iniciação à Álgebra (por exemplo, o sentido das estruturas), Álgebra intermédia (por exemplo, equações, funções), e a Álgebra do ensino secundário (por exemplo, funções polinomiais e racionais). Realizam-se também estudos sobre Estatística. O grupo estuda o papel das tarefas, trajetórias de aprendizagem e processos de comunicação em relação a esses temas específicos. É dada especial ênfase a contextos curriculares envolvendo atividades de exploração e utilização das TIC. A maioria dos estudos tem o seu foco sobre as estratégias de raciocínio dos alunos e no desenvolvimento de condições de aprendizagem que promovam a compreensão de conceitos matemáticos, representações, procedimentos e a capacidade de resolução de problemas.

Finalmente, uma terceira área principal de trabalho é o currículo e a avaliação. O grupo está envolvido em várias iniciativas de apoio à generalização de um novo programa de Matemática em Portugal, com uma atenção especial na produção de materiais educativos. Uma área importante de interesse relaciona-se com o estudo das atividades de avaliação reguladora para promover a aprendizagem dos alunos em Matemática. O grupo também estuda e avalia manuais de Matemática e realiza estudos comparativos de programas de Matemática de diversos países e estudos históricos, especialmente ao nível do 3 º ciclo do ensino básico e ensino secundário.

João Pedro da Ponte

Doutorados