O Gabinete de Apoio a Investigação Estatística (GAIE) é um gabinete do Instituto de Educação que presta apoio aos projetos de investigação desenvolvidos pelos alunos dos cursos pós-graduados do IE no âmbito da sua atividade académica.

Este apoio centra-se concretamente nos seguintes aspetos:

(i) Construção de inquéritos por questionário;
(ii) Validação de questionários e escalas construídos de raiz ou em versões adaptadas;
(iii) Questões de amostragem;
(iv) Análise estatística de dados;
(v) Utilização de software de análise e tratamento de dados.

O GAIE funciona em duas vertentes: (a) a do espaço virtual (plataforma moodle:http://meduc.fc.ul.pt/course/view.php?id=284) e (b) a do apoio presencial. O primeiro contacto deverá ser sempre efetuado através da plataforma moodle.

Alguns apoios, de natureza estrutural à investigação, requerem a concordância do respetivo orientador (por exemplo, questões de amostragem, e da construção de instrumentos de recolha de dados). Nestes casos, o pedido de apoio deve partir do orientador. Outros tipos de apoio mais pontuais, como sejam questões de implementação do plano já acordado entre o aluno e o orientador (por exemplo, consultadoria estatística), podem ser pedidos diretamente pelo estudante/investigador ao GAIE.

Em qualquer dessas circunstâncias, recomenda-se que os pedidos de apoio sejam efetuados com o conhecimento dos orientadores.

Este gabinete é coordenado por Cláudia Faria (Professora Auxiliar): cbfaria@ie.ulisboa.pt