Destaques

Estudos e Estágios

Tipos de mobilidade

Estudos

Os estudantes interessados devem informar-se na sua universidade de envio relativamente à existência de um acordo bilateral entre as duas instituições de Ensino Superior que permita a sua mobilidade. Depois de confirmada a existência deste acordo bilateral, deverão candidatar-se ao programa Erasmus+ na universidade de envio.

Fase 1 - Informações necessárias

Após a seleção dos candidatos, o gabinete responsável pelo programa Erasmus+ na universidade de envio deve comunicar oficialmente ao Gabinete de Mobilidade do IE-ULisboa (mobilidade@ie.ulisboa.pt), as seguintes informações relativas à instituição e a cada candidato que pretende enviar:

  • Código Erasmus+ da universidade de envio (por exemplo: P LISBOA 109);
  • Área de estudos / código ISCED do Acordo Bilateral;
  • Nome completo;
  • Sexo;
  • E-mail;
  • Período de estudos (Ano letivo / 1.º semestre / 2.º semestre);
  • Nível de estudos (Licenciatura / mestrado / doutoramento).
Prazos para a nomeação dos alunos selecionados

Ano letivo: 30 de maio
1.º semestre: 30 de maio
2.º semestre: 30 de Novembro

Fase 2 - Declaração de aceitação

Após a nomeação oficial pela universidade de envio, o Gabinete de Mobilidade enviará uma Declaração de Aceitação para cada candidato, que será posteriormente contactado via e-mail.

Na mensagem, serão descritos todos os passos e indicados os prazos para oficializar a candidatura Erasmus+ ao IE-ULisboa. Neste e-mail será ainda disponibilizado um conjunto de informações relativas a alojamento, cursos de Português Língua Estrangeira (PLE), entre outros aspetos considerados úteis para os candidatos.

Fase 3 - Indicações para os candidatos selecionados

Para que a candidatura seja oficializada, todos os candidatos devem entregar os seguintes documentos:

  1. Incoming Student Form, que inclui dados pessoais e informações da universidade de envio, bem como da área de estudos e do período de estudos previsto;
  2. Learning Agreement for Studies, preenchido em conformidade com os planos de estudos em vigor durante o período de estudos no IE-ULisboa, assinado e carimbado pela universidade de envio;
  3. Cartão de Identificação ou Passaporte válido durante a mobilidade em Portugal;
  4. Cartão Europeu de Seguro de Doença ou prova de pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença ou apólice do seguro de saúde privado;
  5. Documentos adicionais que o candidato e a universidade de envio considerem relevantes.
Prazos para entrega da documentação

Ano letivo: 15 de Julho
1.º semestre: 15 de Julho
2.º semestre: 30 de Novembro

Estágios

Os estágios aceites deverão ser formalizados pelo estagiário, pelo docente responsável na instituição de envio e pelo docente responsável no IE-ULisboa. Deverá ser preenchido e assinado o Learning Agreement for Traineeships.

No fim do período de estágio, o docente responsável no IE-ULisboa deve confirmar o trabalho desenvolvido através do preenchimento e assinatura dos seguintes documentos:

  • Learning Agreement for Traineeships – After the Mobility;
  • Confirmation of Stay (formulário da instituição de envio do estagiário).