O IE-ULisboa estabeleceu recentemente um protocolo de colaboração com o Conselho Português para os Refugiados (CPR) visando a promoção de competências digitais dos seus profissionais.
No âmbito das atividades do Projeto LIDIA (Literacia Digital de Adultos), uma equipa de investigadores de IE-ULisboa realizou um curso de formação para promoção da Literacia Digital nas atividades que esses profissionais desenvolvem, visando a integração dos refugiados em Portugal, com recurso ao potencial das tecnologias digitais.
Um dos objetivos desta formação é também a de capacitar os profissionais de outros países com o mesmo desafio de integração dos refugiados, como é o caso da Espanha, Holanda, Itália e Grécia.
O LIDIA é um projeto na área da promoção da cidadania digital de adultos que nasceu do Prémio Inclusão e Literacia Digital atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade) ao trabalho desenvolvido anteriormente no seio do projeto Erasmus TACCLE2 (Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments) de promoção do uso das tecnologias digitais no currículo escolar.