logo-loop

Capacitar o desenvolvimento pessoal, profissional e social contínuo dos professores por meio de programas inovadores de integração entre pares (LOOP)

Investigador Responsável

Estela Costa

Equipa

Marta Almeida

Mónica Baptista

Carolina Carvalho

Joana Viana

Nuno Dorotea

Resumo

O projeto LOOP propõe-se contribuir para uma política mais abrangente da profissão docente que abarque todas as fases da carreira, implicando capacitar os professores mais experientes e os diretores escolares tendo em vista o desenvolvimento de programas efetivos e formais de indução de professores.

Pretende-se medir o impacto e a escalabilidade do programa de formação de mentores e do programa de indução de professores para melhorar os percursos na profissão docente, com base, entre outras, nas hipóteses de que:

1. A capacitação de professores experientes e de gestores escolares facilita a implementação de programas efetivos de indução de professores, contribuindo para uma melhoria do sistema educativo.

2. Programas de indução de professores desenvolvidos nas/pelas escolas contribuem para a inclusão social e cultural e para o desenvolvimento profissional docente, em início de carreira/em continuidade na carreira.

Será seguida uma metodologia quasi-experimental de quatro blocos de construção: Preparação do terreno – Desenho participativo de instrumentos de política – Ensaios de campo em ambientes reais – Elaboração de recomendações para políticas da área.

Para além do envolvimento em todas as WP/áreas do projeto, a equipa do IE-ULisboa irá coordenar o WP5 – Monitorização, Avaliação e Controlo de Qualidade, desenvolvendo, aplicando e analisando os surveys aplicados nos projetos nos diferentes países envolvidos, e ainda dois surveys europeus comparativos.

Grupos-alvo: Professores (em início de carreira e experientes), diretores escolares, administração educativa, entidades responsáveis pela gestão escolar e/ou pelo desenvolvimento da carreira docente.

Resultados esperados: Framework para a conceção de programas inovadores de indução de pares pelas direções escolares; Programa de formação de mentores; Programas de indução de professores; Relatórios científicos; artigos científicos; policy briefs; conferência final no IE-ULisboa; Criação da LOOP network, integrada na REDESCOLA do IE-ULisboa; policy webinars; workshops (para mentores, professores, etc.); apresentação de boas práticas; Livro branco de recomendações políticas para a indução de professores.

Período de desenvolvimento

28/02/2021 – 27/02/2024

Fonte de financiamento

Programa Erasmus+
Ação-chave 3 – Apoio à Reforma das Políticas – Experimentações políticas
Referência do projeto: 626148-EPP-1-2020-2-PT-EPPKA3-PI-POLICY

Produtos

Monitoring, Evaluation and Quality Control Handbook