School Social Support for Students with Disabilities (4StuDi)

IRRESISTIBLE small

titulo

Investigador responsável

Sofia Freire

Equipa

Ana Paula Caetano

Carolina Carvalho

Maria João Mogarro

Resumo

A educação é um direito humano fundamental e condição essencial para o desenvolvimento individual e para a participação plena na sociedade. Contudo, a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares apresenta desafios únicos, quer para o próprio aluno com deficiência, quer para os professores e colegas. Assim, apesar de ser um direito fundamental, este continua a ser negado a muitos alunos com deficiência, em particular, pelo facto das suas necessidades educacionais e de participação social continuarem, em grande medida, sem ser atendidas (Groce, 2004).

Os alunos com deficiência recebem ou esperam receber apoio social de pessoas dentro e fora da escola (por exemplo, de professores, pais, amigos, irmãos) (Schwarzer & Buchwald, 2004), sendo que o apoio social positivo está associado a uma sensação de felicidade (Papadopoulos et al., 2015), à qualidade de vida (Lovretić et al., 2016) e saúde mental (Tough et al., 2017). No entanto, muito embora as pessoas tendam a fornecer apoio social positivo, muitas vezes, o tipo de apoio social que fornecem é negativo com consequências negativas para o bem-estar da pessoa com deficiência. Por exemplo, quando pessoas próximas do aluno com deficiência subestimam as suas habilidades, superprotegem-no, ou fornecem elogios desajustados das suas concretizações.

Assim, a ideia central do 4StuDi é sensibilizar e informar alunos e professores sobre os tipos de apoio social que podem fornecer a alunos com deficiência (6 e 18 anos de idade). Para tal, numa primeira fase serão exploradas as necessidades de apoio social de alunos com deficiência visual, auditiva, motora e, numa segunda fase, será implementado um programa de sensibilização/ informação junto de professores e alunos, cujo impacto será avaliado. Serão também elaborados um conjunto de materiais educativos para apoiar o programa e serão propostas recomendações que serão disseminadas junto de stakeholders importantes. Os objetivos específicos do 4StuDi são:

  1. Identificar os tipos de apoio social que alunos com deficiência recebem e esperam receber dos seus colegas e professores.
  2. Examinar os conhecimentos que alunos e professores têm sobre o apoio social que podem dar aos alunos com deficiência.
  3. Sensibilizar/informar alunos e professores sobre as formas de apoio social que podem dar aos alunos com deficiência
  4. Avaliar o impacto de um programa de sensibilização/ informação no conhecimento sobre tipo de apoios a dar a alunos com deficiência e na experiência dos alunos com deficiência.
  5. Disseminar, junto de stakeholders, recomendações sobre o tipo de apoio social que alunos com deficiência precisam, de forma a garantir-lhes oportunidades educacionais significativas e de alta qualidade.
Período de desenvolvimento

1/09/2020 – 31/08/2023

Fonte de financiamento

Programme: Erasmus+
Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Action type: Strategic Partnerships for school education
Project Reference: 2020-1-EL01-KA201-079031

Produtos