Capa do livro "A Escola Normal de Lisboa e a Formação de professores: Arquivo, história e memória". Organizadores: Joaquim Pintassilgo & Lurdes Serrazina

Joaquim Pintassilgo
Eva Cristina Leite da Silva
Maria Cristina Menezes
Maria João Mogarro
Iomar Barbosa Zaia
Sílvia Alícia Martínez
Áurea Esteves Serra
Fernando Humberto Serra
J. E. Moreirinhas Pinheiro

Apresentação

O livro A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: arquivo, história e memória junta um conjunto de textos resultantes de pesquisas diversas sobre a Escola Normal Primária de Lisboa, depois Escola do Magistério Primário, de cuja herança de formação a actual Escola Superior de Educação é depositária. Uma parte dos textos decorre da colaboração, desenvolvida no âmbito de trabalhos académicos, entre investigadores portugueses e brasileiros, a qual expressa o intenso intercâmbio que, nos últimos anos, tem envolvido ambas as comunidades científicas. Os referidos textos analisam algumas das dimensões que caracterizam historicamente a vida da Escola e definiram a sua cultura própria, como a relação com as políticas educativas, as transformações curriculares, as alterações nos modos de direcção, a origem social dos alunos, os ideiais profissionais difundidos, as publicações dinamizadas ou as memórias dos actores. Uma atenção particular foi dada à rica documentação de arquivo que a Escola alberga, visando contribuir para a sua preservação e valorização. Ao longo do seu processo vital a Escola Normal de Lisboa construiu uma identidade própria tornando-se uma instituição de referência, em Portugal, no âmbito da formação profissional dos professores.

Prefácio
Lurdes Serrazina7
Introdução – História e historiografia das Escolas Normais em Portugal
Joaquim Pintassilgo9