Capa do livro "Ensinar Ciências, Aprender Ciências", de Cecília Galvão, Pedro Reis, Sofia Freire e Cláudia Faria

Ensinar Ciências, Aprender Ciências

Autores
Cecília Galvão
Pedro Reis
Sofia Freire
Cláudia Faria

Apresentação

Este livro é o resultado de um longo caminho percorrido no âmbito do projecto PARSEL, que se iniciou em 2006 e envolveu oito universidades estrangeiras e inúmeros professores europeus e israelitas. Este percurso iniciou-se com a discussão sobre que características deveriam ter as actividades de ciência, de forma a:

i) aumentarem o interesse dos alunos pela ciência;
ii) facilitarem o desenvolvimento de competências múltiplas, segundo uma filosofia de educação pela ciência.

Num outro sentido, pretendia-se, igualmente, que as actividades desenvolvidas fossem suficientemente abertas e flexíveis, de foram a serem facilmente apropriadas por diferentes professores de ciências e adaptadas a contextos escolares e curriculares muito distintos. Após este processo prolongado e estimulante, o grupo continuou o seu caminho, testando, avaliando e comentando as atividades desenvolvidas com vista ao seu aperfeiçoamento.

Este livro surge como o culminar deste processo, no qual a preocupação com a disseminação sempre ocupou um lugar central. Com efeito, o fim último deste projecto não era desenvolver um conjunto de actividades reconhecidas e validadas que ficassem à disposição de apenas alguns professores, mas sim colocá-las ao dispor de um número elevado de professores. Pretende-se, assim, fornecer um modesto contributo para a mudança curricular de ciências, mudança essa que se mostra necessária e urgente.

Índice

Introdução5
Parte I
1. Implementação dos módulos11
1.1. Descrição dos participantes portugueses13
1.1.1. Os professores13
1.1.2. Os alunos14
1.2. Métodos de recolha de dados15
1.2.1. Entrevistas15
1.2.2. Questionários aos alunos15
1.2.3. Documentos escritos16
1.2.4. Observação participante16
1.3. Descrição dos módulos17
2. Finalidades da educação em ciência23
2.1. Perspetivas atuais na educação em ciência25
2.2. O contributo do PARSEL27
3. Mudança curricular35
3.1. Reforma curricular37
3.2. Módulos PARSEL como promotores da mudança40
3.2.1. Modo de implementação dos módulos40
3.2.2. Dificuldades, constrangimentos e soluções43
3.2.3. Impactos ao nível do desenvolvimento profissional dos professores48
4. Impacto na aprendizagem dos alunos51
4.1. Perceção dos alunos53
4.1.1. Perspetiva geral sobre a educação em ciência53
4.1.2. Relevância dos módulos55
4.1.3. Popularidade dos módulos56
4.1.4. Promoção da literacia científica57
4.1.5. Promoção de competências cognitivas58
4.1.6. Gestão da aula59
4.1.7 Avaliação formativa60
4.1.8. Aprendizagem por investigação61
4.1.9. Trabalho de grupo61
4.2. Perceção dos professores62
5. Considerações finais65
6. Referências71
Parte II
Módulos implementados79
Um grande problema para Magalhães: a conservação da comida80
Análise de notícias de jornal sobre aspectos sociocientíficos83
Como evitar perdas de energia na escola?85
Vamos criar novos organismos?88
Viagem interplanetária91
Como trabalham os cientistas?94
A tua família está satisfeita com a conta da electricidade?97
Não fazia mal conduzir na cidade a 60 km/h em vez de a 50 km/h, pois não?100
Leite – Mantenha-o no frigorífico103
Deveriam os carros que não emitem nenhum gás ser obrigatórios? É exequível?107
O que é pior: o cigarro ou o narguilé?110
Adoro doces! E todos me dizem para não os comer!117
Cultivar plantas – Será que o solo é importante?119
Anexos125

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2011
Colecção: Educação: Teoria e prática
Editora: Porto Editora & IEUL