capa-ebook-pedagogia-docentes

PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: A (IN)VISIBILIDADE DO TRABALHO DOCENTE

Coord. de Mariana Gaio Alves

O objetivo geral deste livro é conferir visibilidade a temas e questionamentos relativos a pedagogia no ensino superior, através dos pontos de vista diversos dos autores dos cinco capítulos. O ponto de partida é o reconhecimento de que o trabalho docente ocupa um lugar relativamente invisível nas universidades e politécnicos, mesmo se os seus professores têm sempre exercido atividades de ensino. Todos os autores dos capítulos se relacionam, de algum modo, com o trabalho que vem sendo desenvolvido na Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior oferecida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 2019/20. Este curso visa promover o desenvolvimento profissional de professores de universidades e politécnicos e, tal como os autores deste livro, privilegia a reflexão sobre a prática docente não num registo técnico de prescrição de receitas de atuação, mas sim numa lógica global de práticas, princípios e finalidades de ensino.