ebook "História da Universidade Teológica de Évora (Séculos XVI a XVIII)" de Teresa Maria Rodrigues da Fonseca Rosa

HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE TEOLÓGICA DE ÉVORA

de Teresa Maria Rodrigues da Fonseca Rosa

Além de vários Colégios, que a Companhia de Jesus possuía desde a sua formação, juntava-se-lhe agora um centro universitário com direitos e prerrogativas idênticas às da Universidade do Estado, mas com uma componente de primazia Teológica. A instalação em Évora marca o início de uma estratégia que visava propagar o ensino de uma forma significativa, expansão que iria extravasar as camadas sociais que tradicionalmente tinham acesso à cultura e à ciência. Pelo ensino, os inacianos acreditavam transformar a sociedade à luz do seu ideário reformista católico e, ao mesmo tempo, assegurar a sua afirmação como Ordem.
O Curso de Teologia constituía o mais elevado grau de preparação alcançada nestas Instituições de ensino da Companhia: “As Ciências são um meio e a Teologia é o principal”, escrevia Inácio de Loyola nas suas Constituições.
Esta obra, prefaciada por Justino Magalhães, divide-se em duas partes: uma primeira, de caráter teórico e enquadramento, e uma segunda, centrada na Instituição em estudo. É fruto de uma atualização de estudos anteriores, reinterpretados à luz de novas perspetivas de análise. O corpus documental selecionado recolhe, ainda, um vasto arquivo, parte do qual inédito.

Visualização em e-book

Após gravar o seguinte ficheiro deverá fazer o download de um e-book reader online (por exemplo Calibre, Adobe Digital Editions)