Capa do ebook "PISA – Programme for International Student Assessment: Um Instrumento de Regulação da Educação. Compilação de Estudos (2008-2017)", Luís Miguel Carvalho (Org.)

PISA – PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT: UM INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO. COMPILAÇÃO DE ESTUDOS (2008-2017)

Org. Luís Miguel Carvalho

Os cinco textos reunidos neste e-book, gerados na sequência de estudos realizados no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre 2008 e 2017, tratam o Programme for International Student Assessment (PISA) enquanto instrumento de regulação baseado no conhecimento. Tomando-o como um analisador de continuidades e mudanças nos processos de regulação política e social da educação, os textos respondem, por isso, a uma interrogação comum e central: como participa o PISA nos processos de ordenação, coordenação e controlo do setor da educação? Consequentemente, os textos versam fenómenos relacionados com a produção, a circulação e o uso ativo de racionais, de resultados e de análises gerados no contexto do PISA. O primeiro texto apresenta os principais elementos do quadro concetual que orienta o conjunto dos estudos. Os segundo e terceiro textos abordam o tema da regulação transnacional da educação, analisando os elementos cognitivos e normativos sobre educação que o PISA ativa, bem como a evolução observada nos modos de intervenção da OCDE, desde 2000, no que respeita a modalidades de produção, de troca e de difusão de conhecimento pericial. Os textos quatro e cinco versam as apropriações do PISA nos contextos nacionais: um, considera os processos de reinterpretação e de recontextualização presentes na circulação dos resultados do PISA em vários países europeus, ao longo de seus três primeiros ciclos; outro, a trajetória da receção do PISA, em Portugal, entre 2000 e 2015.

Visualização em e-book

Após gravar o seguinte ficheiro deverá fazer o download de um e-book reader online (por exemplo Calibre,Adobe Digital Editions)