Capa do E-Book "Reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e Itália"

RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE ADQUIRIDOS EXPERIENCIAIS EM PORTUGAL, FRANÇA, BÉLGICA E ITÁLIA

de Carmen Cavaco

O e-book é constituído por um conjunto de textos centrados na análise de políticas e práticas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e Itália.

As políticas públicas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais emergiram nestes países, nas últimas duas décadas, enquadradas nas orientações políticas da União Europeia, mas influenciadas pelas especificidades sociais, educativas e culturais de cada país. Os textos que compõem o livro permitem compreender traços comuns e algumas especificidades das políticas e práticas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais nos quatros países, mas também contribuem para problematizar teoricamente os desafios, obstáculos e tensões que as caracterizam. Nesse sentido, considera-se que são um importante contributo para compreender a especificidade e complexidade que está subjacente às práticas de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais, assim como para colocar em evidência a dimensão formadora destas práticas, para os actores envolvidos.

A complexidade do processo de reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais resulta de tensões e paradoxos originados pelas orientações políticas, mas também pela própria natureza destas práticas sociais e educativas. Reconhecer e validar adquiridos experienciais através de referenciais académicos coloca um conjunto de desafios e dificuldades aos actores implicados, motivo que justifica a complexidade deste processo e a necessidade de uma vigilância crítica, elementos abordados nos textos. Estas práticas podem contribuir para a reflexão e produção de conhecimento sobre o valor educativo da experiência de vida, o papel determinante da reflexão e da explicitação do vivido no processo de formação, e a dimensão formadora do próprio processo para todos os actores envolvidos.

Visualização em e-book

Após gravar o seguinte ficheiro deverá fazer o download de um e-book reader online (por exemplo Calibre, Adobe Digital Editions)