
Autor
Richard Pierre Claude
Este livro é um guia do formador para activistas dos direitos humanos. Não tem direitos de autor propositadamente em solidariedade com as pessoas envolvidas na educação popular e na organização comunitária. Qualquer organização não-governamental ou educador pode copiá-lo e adaptá-lo a contextos e culturas locais. A versão portuguesa foi traduzida e editada no CIEFCUL. Foi traduzida pela Drª Sofia Coelho e revista pela Profª Doutora Odete Valente.
| Preâmbulo | 9 | |
| Porquê Promover a Educação para os Direitos Humanos? | 13 | |
| – Apoio Internacional à Educação para os Direitos Humanos – O Direito à Educação – O Direito de Conhecer os Nossos Direitos – Educação Eficaz dos Direitos Humanos | ||
| Como Facilitamos a Educação para os Direitos Humanos? | 21 | |
| 1.Educação Não-Formal Orientada por Objectivos 2. O Quadro de Valores da Educação para os Direitos Humanos 3. O Uso dos Exercícios Educacionais 4. Como Utilizar este Manual Algumas Linhas Orientadoras para os Facilitadores Definições de Termos Utilizados | ||
| Exercícios com Participação | ||
| I. | RESPEITO PELA DIGNIDADE E REGRAS JUSTAS | |
| Respeito pela Dignidade Humana | ||
| Exercício 1: O Que é Humano? | 39 | |
| Exercício 2: Necessidades, Direitos & Dignidade Humana | 44 | |
| Aprender Regras | ||
| Exercício 3: Regras para a Protecção | 50 | |
| Exercício 4: Criando as Nossas Próprias Regras | 54 | |
| Justeza | ||
| Exercício 5: O Jogo da Caneta | 59 | |
| Exercício 6: O Caso de Wangari | 62 | |
| II. | RELAÇÕES ENTRE DIREITOS HUMANOS E RESPONSABILIDADES | |
| Sensibilidade Social | ||
| Exercício 7: O Jogo da Sensibilidade | 67 | |
| Exercício 8: A Brutalidade não é um Assunto Familiar | 72 | |
| Comunidade | ||
| Exercício 9: Construção da Sociedade Civil | 77 | |
| Exercício 10: Crianças Pedintes | 81 | |
| Lei | ||
| Exercício 11: Prostituição Infantil | 86 | |
| Exercício 12: As Leis Protegem os Direitos Humanos | 90 | |
| III. | A PROCURA DA JUSTIÇA ATRAVÉS DA ANÁLISE | |
| Uso dos Direitos Humanos | ||
| Exercício 13: A DUDH: O que Ganho Com Isso? | 95 | |
| Exercício 14: Dia Mundial da Alimentação | 103 | |
| Combate ao Preconceito | ||
| Exercício 15: Confrontando o Preconceito | 109 | |
| Exercício 16: Levando a CEDRM a Bom Porto | 114 | |
| A Procura da Justiça | ||
| Exercício 17: Aprendizagem e Acção: As Crianças | 118 | |
| Exercício 18: Informação e Capacitação | 123 | |
| IV. | CORRIGIR MALES | |
| Equidade e Igualdade | ||
| Exercício 19: O Direito ao Desenvolvimento | 129 | |
| Exercício 20: Privacidade versus Violência Doméstica | 134 | |
| Boa Governação | ||
| Exercício 21: A Polícia em Democracia | 138 | |
| Exercício 22: Os Deficientes | 143 | |
| Remediar Males | ||
| Exercício 23: Criando um Plano Preventivo de Acção | 149 | |
| Exercício 24: Criando um Plano Defensivo de Acção | 155 | |
| AVALIAÇÃO | 161 | |
Ano de publicação: 2000
Editora: CIEFCUL