1. Ensino das ciências e da matemática | |
| Science and technology teacher education: A case study in the south of Portugal | 3 |
| Jesuína Fonseca, Maria de Lurdes Cristiano, Norberto Mestre, Maria Fernandes Macedo | |
| Formação contínua para a mudança conceptual de professores de biologia | 7 |
| Maria Fernandes Pereira de Macedo, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy | |
| O trabalho científico em ambiente de aprendizagem cooperativa | 21 |
| Antónia Marreiros, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy | |
| Critical thinking as a strategy to promote conceptual change and to enhance better physics problem solvers | 41 |
| Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues | |
| A criatividade, o pensamento crítico e os textos curriculares de ciências | 51 |
| Maurícia Oliveira, Paula Serra | |
| Critical thinking as a strategy to promote better science problem solvers | 67 |
| Alice Rodrigues, Maurícia Oliveira | |
| Aprender ciências através da compreensão de textos | 73 |
| Maria Helena Salema, Sandra Afonso | |
| Modellus, modelação matemática nas ciências físicas e renovação do currículo | 87 |
| Vítor Duarte Teodoro, Maria Odete Valente | |
| Percursos e desafios | 99 |
| Maria Odete Valente | |
| 2. Educação e cultura | |
| O ensino privado e a educação para todos -Uma história pioneira | 105 |
| Helena Ribeiro de Castro | |
| A educação em diversidade num mundo em mudança | 115 |
| Ester Luísa Dias | |
| A escola multicultural: O olhar de professoras do 1° ciclo | 125 |
| Cristina Milagre, Florbela Trigo-Santos | |
| Being a high school teacher during the Portuguese “New State”. Teachers’ discourse in the pedagogical press | 135 |
| Joaquim Pintassilgo | |
| Educação para a cidadania: Percurso histórico de uma ideia recente | 145 |
| Joaquim Pintassilgo | |
| A Escola como memória do futuro | 151 |
| Olga Pombo | |
| Ensino superior e modernidade: Algumas breves considerações | 157 |
| Maria Manuel Vieira | |
| 3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
| A construção social do conhecimento em aulas de ciências: A voz dos alunos | 169 |
| Paulo Almeida, Orlando Figueiredo, Pedro Raposo, Margarida César | |
| Quando aprender significa pensar: Práticas inclusivas na aula de Introdução à Filosofia | 177 |
| Fernanda Barata, Joaquim Melro, Margarida César | |
| Experimentar interagindo: Processos inovadores de apropriação de conhecimentos em ciências | 187 |
| Maria Cristina Borges, Margarida César | |
| Ganho mais ou menos do que tu? Comunicar matematicamente sobre médias e medianas | 199 |
| Carolina Carvalho, Margarida César | |
| Interacções entre pares: Contributos para o estudo do conhecimento instrumental e relacional | 205 |
| Carolina Carvalho, Margarida César | |
| Interagir para aprender: Um caso de trabalho colaborativo em estatística | 223 |
| Carolina Carvalho, Margarida César | |
| Peer interactions and statistics learning | 235 |
| Carolina Carvalho, Margarida César | |
| E o que é isso de aprender? Reflexões e exemplos de um processo complexo | 241 |
| Margarida César | |
| Novas orientações curriculares: Da matemática para alguns à matemática para todos | 249 |
| Margarida César, Carolina Carvalho | |
| E se eu te visse de fora? | 261 |
| Margarida César, Neusa Branco, Cláudia Ventura | |
| Interagir para aprender: Processos de avaliação de um projecto de investigação-acção | 267 |
| Margarida César, Sónia Mendes, Rita Carmo | |
| ‘Tou numa nice contigo: Trabalho colaborativo e relações interpessoais | 279 |
| Margarida César, Ana Oliveira, Lucília Teles, Susana Palheira, Cátia Santos, Nelson Gomes, Ana Azeiteiro | |
| Escola inclusiva: Percursos para a sua concretização | 287 |
| Sofia Freire, Margarida César | |
| Ensinar a pensar: Um problema para resolver | 297 |
| Gracinda Hamido | |
| O privilégio de ter alunos diferentes! | 307 |
| Marta Loureiro, Catarina Rijo, Margarida César | |
| A gente não tinha flores e agora tem: Um currículo transformativo | 317 |
| Isolina Oliveira, Margarida César | |
| Importância das técnicas projectivas para o estudo das representações sociais da matemática | 327 |
| Sara Piscarreta, Margarida César | |
| Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da matemática | 339 |
| Sara Piscarreta, Margarida César | |
| Do medo ao desafio: O privilégio de ter alunos diferentes! | 345 |
| Catarina Rijo, Marta Loureiro, Margarida César | |
| Ilusões e contradições. Das intenções às acções | 351 |
| João Marques Silva, Margarida César | |
| 4. Ensino superior, formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança | |
| Concepções orientadoras do processo de aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos | 365 |
| Ana Maria Freire | |
| Levantamento e análise de necessidades na formação profissional de professores de ciências | 375 |
| Jesuína Fonseca, Maria Fernandes Pereira Macedo, Norberto Mestre | |
| Trabalho colaborativo de professores nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa | 377 |
| Luís Menezes, Isilda Leitão, Leonor Pestana, Isabel Laranjeira, Isabel Menezes | |
| Investigating mathematics and leaming to teach mathematics | 387 |
| João Pedro da Ponte | |
| Professional narratives in mathematics teacher education | 401 |
| João Pedro da Ponte | |
| O início da carreira profissional de jovens professores de matemática e ciências | 407 |
| João Pedro da Ponte, Cecília Galvão, Florbela Trigo Santos, Hélia Oliveira | |
| Concepções e práticas em torno do centro de recursos: Um contributo para a compreensão dos processos de transformação da escola | 421 |
| Eugénia Simões Raposo, Cecília Galvão | |
| Autonomia e construção do currículo centrado na escola: Pressupostos e obstáculos | 439 |
| Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches | |
| Evolução epistemológica e pluralidade conceptual no domínio organizacional: Sintonia ou desfasamento? | 455 |
| Maria de Fátima Chorão Sanches | |
| Mudar de caminho, caminhar para a mudança | 465 |
| Leonor Santos, Paula Canavarro | |
| Professional duties as expression of teachers’ identity: An empirical study of ethical discourses | 481 |
| Aline Seiça, Maria de Fátima Chorão Sanches |
Ano de publicação: 2002
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL