Itinerários Investigar em Educação 2006

Itinerários Investigar em Educação 2006

Apresentação

Itinerários – Investigar em Educaçãoconstitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2006 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.

Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.

A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.

Índice

1. Ensino das Ciências
O papel da intersubjectividade (e da linguagem) no trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento da literacia científica      1
Paulo Almeida, Margarida César
Um contrato didáctico inovador em aulas de Ciências do 10.º ano de escolaridade    15
Paulo Almeida, Margarida César
Students-exhibits interaction at a science center: A sociological study of characteristics that affect learning    33
Agostinho Botelho, Ana Maria Morais
Educação sexual em contexto escolar: Possíveis papéis das tecnologias de informação e comunicação    66
Isabel Chagas, Sónia Melo
O que a investigação diz acerca do ensino da Biologia: Linhas e tendências de investigação    71
Isabel Chagas, Maria Teresa de Oliveira
Participação de uma comunidade educativa na educação ambiental de uma comunidade local  164
Conceição Courela, Margarida César
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente  170
Conceição Courela, Margarida César
Secondary student perceptions of factors effecting failure in science in Portugal  189
Jesuína M. B. Fonseca, Joseph E. Conboy
Inquiry activities in science teaching: A proposal for 8th grade students  201
Ana M. Freire, Mónica Baptista
Ciência na literatura e literatura na Ciência  215
Cecília Galvão
Physical and natural sciences: A new curriculum in Portugal  228
Cecília Galvão, Paulo Abrantes
Educational research and school practice in science education: From the relevance of interactions to categories of constraints  244
Maria João Loureiro, Maria Conceição Santos, Luís Marques, António Neto, Nilza Costa, Maria Teresa Oliveira, João Praia
Processos de recontextualização num contexto de flexibilidade curricular: Análise da actual reforma das ciências para o ensino básico  256
Isabel P. Neves, Ana M. Morais
Ciência e educação: Que relação?  273
Pedro Reis
O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos  292
Pedro Reis, Cecília Galvão
Concepções sobre os cientistas em alunos do 1.º ciclo do ensino básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas”  310
Pedro Reis, Sara Rodrigues, Filipa Santos
2. Ensino da Matemática
Colaborando a propósito da argumentação na aula de Matemática  331
Ana Boavida
Das regularidades às equações: Uma proposta pedagógica para o 7.º ano de escolaridade  356
Neusa Branco, João Pedro da Ponte
Matemática… Será uma questão de saúde!?  369
Cláudia Calado, Margarida César
Estratégias de raciocínio e dificuldades dos alunos portugueses do 2.º ciclo do ensino básico em visualização, medida e área  377
Nuno Candeias, Sara Costa, Maria José Molarinho, Alexandra Simões, Cristina Garcia, Isilda Marques, Sandra Marques, Guida Rocha, Ana Isabel Silvestre, João Pedro da Ponte
Uma proposta curricular para o ensino da Geometria do 8.º ano  392
Nuno Candeias, João Pedro da Ponte
Olhares sobre a educação estatística em Portugal  405
Carolina Carvalho
She will be loved: Collaborative project work and statistics learning  416
Margarida César, Edgar Dias
Using robots to learn functions in math class  422
Elsa Fernandes, Eduardo Fermé, Rui Oliveira
As razões têm resoluções que os quocientes desconhecem…  429
Cláudia Gardete, Margarida César
Equação (im)possível: Um caminho para a sua resolução  438
Cláudia Gardete, Margarida César
As díades no futuro…Realidade ou ficção?  454
Cláudia Gardete, Idália Oliveira, Margarida César
Por uma Matemática nova nas escolas secundárias: Perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna  466
Henrique Manuel Guimarães
A exploração de actividades investigativas na Análise Numérica  487
Ana Henriques, João Pedro da Ponte
Actividades investigativas e aprendizagens na Análise Numérica  499
Ana Henriques, João Pedro da Ponte
Estratégias de raciocínio e dificuldades de alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico em Álgebra  509
Cláudia Nunes, Hélia Oliveira, Carmen Salvado, Ana Matos, Elisa Mosquito, Idália Pesquita, Maria João Lagarto, Neusa Branco, Sílvia Dia
A integração de tarefas de investigação no ensino e aprendizagem das sucessões  529
Magda Pereira, Manuel Saraiva
Números e Álgebra no currículo escolar  553
João Pedro da Ponte
Aprender Matemática investigando  569
Alexandra Rocha, João Pedro da Ponte
Apropriação de critérios de avaliação: Um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade  591
Leonor Santos, Anabela Gomes
Self assessment and appropriation of assessment criteria  620
Leonor Santos, Anabela Gomes
Mathematical proof and the Geometer’s Sketchpad  627
Leonor Santos, Sílvia Machado
Project work in statistics: Statistics learning as a tool to help students’ knowledge about their educational community  633
Nuno Santos, Margarida César
Corridas e sensores: Que doce!  639
Andreia Sénica, Elsa Francela, Margarida César
Vamos saltar com a Rã?  648
Andreia Sénica, Margarida César
Dancing with mathematics: Collaborative work and project work contributions to mathematics learning  658
Lucília Teles, Margarida César
Matemática com arte: Os verdadeiros artistas  669
Lucília Teles, Margarida César
Two battles… Two victories: How to learn probabilities through a familiar game  683
Lucília Teles, Margarida César
3. Educação, cultura, desenvolvimento e educação
Atitudes em relação à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferenciados  691
Mari Abreu, Feliciano Veiga, Júlia Antunes, Antónia Ferreira
O papel da intersubjectividade (e da linguagem) no trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento da literacia científica  699
Paulo Almeida, Margarida César
Instrumento de Filosofia: Mais um passo no caminho da inovação curricular  713
Carlos Badalo, Margarida César
Metodologias de pesquisa em educação: Algumas reflexões necessárias  727
Isabel Chagas
Learning communities in education for sustainability: A pathway for success in adult education  734
Conceição Courela, Margarida César
Impulsividade do consumidor na compra  742
Paula M. Fernandes, Feliciano H. Veiga
Narrativas em educação  748
Cecília Galvão
Teaching and learning with e-learning: «Just another technological and modern utopia?!…»  767
Henrique Gil, Maria Helena Menezes
Aulas expositivas: Fonte de fracasso ou sucesso no ensino superior?  773
Susana Gonçalves
Estilos de aprendizagem e estilos de ensino: Contributos para a qualidade do ensino superior  784
Susana Gonçalves
Individualismo vs Colectivismo: Crítica às concepções essencialistas de cultura  795
Susana Gonçalves
Raising awareness of citizenship related competences in higher education: First step and contributions from working group  808
Susana Gonçalves, Chris Gifford, Elzbieta Wolodzko, Ákos Gocsál
A study of the effects multimedia books have on developing reading skills among portuguese young learners of EFL (English as a Foreign Language)  819
Maria Helena Menezes
Education, citizenship and alphabetization in a revolutionary context (Portugal, 1974-76)  827
Maria João Mogarro, Joaquim Pintassilgo
Imprensa de educação e ensino, universidades populares e renovação pedagógica  838
Joaquim Pintassilgo
O debate sobre as universidades populares na imprensa portuguesa de educação e ensino: O exemplo de “A vida portuguesa” (1912-1915)  850
Joaquim Pintassilgo
O projecto pedagógico das universidades populares no Portugal das primeiras décadas do século XX: O exemplo da Academia de Estudos Livres  859
Joaquim Pintassilgo
Os manuais de pedagogia no primeiro terço do séculoXX: Entre a tradição e a inovação  867
Joaquim Pintassilgo
A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX)  888
Joaquim Pintassilgo, Rui Afonso da Costa
Estudos de caso em educação matemática  909
João Pedro da Ponte
Stresse em estagiário de enfermagem e sua influência na relação de ajuda ao doente  926
Carina Rodrigues, Feliciano H. Veiga
Cidadania escolar e projecto educativo: Aprendizagens dos alunos  934
Maria de Fátima Chorão Sanches, Aline Bernardes Seiça, Isabel Solano de Almeida
Compreender a (in)disciplina na sala de aula: Uma análise das relações de controlo e de poder  953
Maria Preciosa Silva, Isabel P. Neves
Atitudes dos alunos face a si próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente: Um estudo com alunos do 5.º e 7.º anos de escolaridade  976
Carla Tavares, Feliciano H. Veiga
Promoting the use of ICT and the development of media literacy and citizenship education: The multimedia CD-ROM “Let’s produce school newspapers”  992
Vítor Tomé, Guilhermina Miranda, Helena Menezes
Os municípios na sua relação com os jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico  999
Maria Odete Valente
Diferenciação e promoção dos direitos dos alunos jovens1046
Feliciano H. Veiga
Disrupção escolar dos alunos: Novos elementos acerca das escalas EDEI e EDEP1054
Feliciano H. Veiga
Perspectivas de educação superior, direitos e contextos de vida em estudantes portugueses1062
Feliciano H. Veiga
Uma nova versão da escala de autoconceito: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2)1071
Feliciano H. Veiga
Um estudo exploratório do Inventário das Dimensões do Cuidar: Versão ampliada do instrumento, em estudantes de enfermagem1079
Feliciano H. Veiga, Carina Rodrigues
4. Formação de professores, organização escolar e ensino superior
Um modelo de integração das ciências e da matemática ao nível do ensino básico: Uma realidade apenas possível em contextos não formais?1089
Margarida Afonso, Lurdes Cardoso
Collaborative work in statistics among pre-service math teachers: An example from Portugal1101
Sílvia Antunes, Carolina Carvalho
Ciência e sustentabilidade: Concepções e práticas de duas professoras de Ciências1107
Orlando Figueiredo, Margarida César
Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade1118
Alice Fontes, Alexandra Cardoso
Autoconceito profissional dos professores1131
Virgílio Gonçalves, Feliciano H. Veiga
Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?1145
Fátima Guimarães
Interrogando o conceito de transversalidade na formação de professores: Algumas implicações curriculares e organizacionais1166
Gracinda Hamido
Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática1181
Luís Menezes, João Pedro da Ponte
Teacher as creators of social contexts for scientific learning: New approaches for teacher education1205
Ana M. Morais, Isabel P. Neves
Learning science critically through communication activities in pre-service teaching practices1222
Maurícia Oliveira, Maria João Horta, Paula Serra, Luís Santos, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola
É mesmo possível uma regulação no quotidiano do trabalho do professor e do aluno?1228
Jorge Pinto, Leonor Santos
Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores1247
João Pedro da Ponte
Mathematics teachers’ knowledge and practices1263
João Pedro da Ponte, Olive Chapman
Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula1293
Pedro Reis
A prática pedagógica de Alice: Futura professora de Matemática do 2.º ciclo do ensino básico1321
Amélia Rosa, Cecília Galvão
Modelos e práticas de reflexividade no processo de desenvolvimento profissional: O que diz a investigação realizada em Portugal?1340
Maria de Fátima Chorão Sanches
Prácticas de supervisão de estágio: Virtudes e constrangimentos1352
Maria de Fátima Chorão Sanches
The portfolio in teacher education1366
Leonor Santos
Como entendem os alunos o que lhes dizem os professores? A complexidade do feedback1374
Leonor Santos, Sónia Dias
The process of teacher change as a consequence of professional development1387
Luis F. Tinoca, Maria Odete Valente
Representações dos professores acerca de si mesmos: Adaptação portuguesa da escala “Teacher self-concept evaluation scale”1402
Feliciano H. Veiga, Virgílio Gonçalves, Maria Caldeira, Paula Roque

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2007
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL