capa das Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola

ATAS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA: PERSPETIVAS DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

O II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Motivação para o Desempenho Académico (IICIEAE) ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 – Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O IICIEAE constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de todo o mundo, para debater problemáticas do envolvimento e da motivação dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Dando continuidade à sua primeira edição (http://cieae.ie.ul.pt), o IICIEAE teve como subtema a Motivação dos Alunos para o Desempenho Académico (MADA) e constituiu-se como uma oportunidade para discutir trabalhos de investigação, teórica ou empírica, com especialistas da Educação, da Psicologia e de áreas afins. Foi um Congresso que, mais uma vez, adquiriu dimensão internacional, com elevado número de participantes de muitos países, com conferências de convidados internacionais de elevado mérito científico. Para além dos trabalhos publicados neste Livro de Atas, apresentados no IICIEAE, foi reunido um conjunto de outros estudos, no E-Book intitulado “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education Motivation for Academic Performance”, também disponível no site do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Recentes