Capa do livro "O sentido do número: Reflexões que intercruzam teoria e prática". Organizadores: Joana Brocardo, Lurdes Serrazina e Isabel Rocha

O sentido do número: Reflexões que intercruzam teoria e prática

Autores
Jean-Marie Kraemer, Cristina Loureiro, Maarten Dolk, Ana Maria Roque Boavida, Margaret Brown, Alison Millett, Mike Askew, João Pedro da Ponte, Joana Brocardo, Lurdes Serrazina, Joana Pacheco de Castro, Marina Rodrigues, Elvira Ferreira, Fátima Mendes, Catarina Delgado, Isabel Rocha, Hugo Menino, Hélia Pinto, Cecília Monteiro

Apresentação

O sentido do número é hoje considerado uma componente fundamental do currículo da matemática. Entendido como englobando o conhecimento e destreza com os números, o conhecimento e a destreza com as operações e a aplicação do conhecimento e destreza com os números e operações em situações de cálculo, o sentido do número deve ser trabalhado intencionalmente desde o pré-escolar… Neste livro reúnem-se um conjunto de textos produzidos no âmbito do projecto “Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares” cujo trabalho se centrou em torno do desenvolvimento do sentido do número nas crianças, concebeu materiais para a aula e reflectiu sobre características do currículo que favorecem o sentido do número.

Índice

CAPÍTULO 1   INTRODUÇÃO    1
CAPÍTULO 2   DESENVOLVENDO O SENTIDO DO NÚMERO: CINCO PRINCÍPIOS PARA PLANIFICAR    3
 Os três elementos chave de toda a planificação    4
Exemplo de planificação: a tarefa O Calendário    6
A trajectória hipotética de aprendizagem da tarefa O Calendário    7
Aprendizagem dos alunos: a tarefa O Calendário    8
A conversa sobre os aspectos chave de O Calendário    8
A iniciativa do Renato    9
Precisão do objectivo para a professora    9
A adição repetitiva de Susana    9
1ª reflexão na turma  10
A adição repetitiva de Heina  11
A resolução da Sónia e da Vanessa  11
2ª reflexão na turma  12
O cálculo da Vanessa  12
A resolução da Jurassi  13
Raciocínio proporcional  13
O final desta exploração no dia seguinte  14
O sentido do número dos alunos: avaliação e diagnóstico  15
Multiplicar contando cada vez até mais longe  15
Multiplicar decompondo  17
Multiplicar deduzindo  18
Diagnóstico global  18
Questões para análise  18
Concretização dos objectivos  19
Factores de dificuldade  19
Condição chave de uma boa tarefa  20
Discussão: cinco princípios de trabalho  20
Primeiro princípio: observar e registar a forma de ver, pensar e calcular dos alunos tal como eles vêem, pensam e calculam  20
Segundo princípio: analisar e organizar as soluções a partir das noções, procedimentos e representações usadas pelos alunos  22
Terceiro princípio: pensar como as condições da tarefa podem estimular os alunos a transformar as suas noções, procedimentos e representações num nível mais alto de compreensão  24
Quarto princípio: avaliar e diagnosticar para deslocar as suas fronteiras e as dos alunos  26
Quinto princípio: formar círculos no âmbito da formação inicial e contínua para inovar e melhorar  27
Referências bibliográficas  27
CAPÍTULO 3   PLANIFICAÇÃO: UM PONTO NA AGENDA DE INVESTIGAÇÃO EM PORTUGAL  29
Sobre planificação  31
Perspectivas de desenvolvimento  32
CAPÍTULO 4   PROBLEMAS REALISTAS: UM PONTO DE PARTIDA PARA UMA SEQUÊNCIA DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM  35
Introdução  35
Um problema rico: o contexto de uma máquina de refrigerantes  36
Arqueologia educacional: análise do trabalho dos alunos  38
Analisando o trabalho de Ana Maria e de Kevin  39
O poster de Ana Maria e de Kevin  43
O congresso de matemática  45
Retrospectiva  49
Construção e compreensão da multiplicação  51
Não se trata da resolução de problemas  51
Da resolução de problemas à reflexão e à abstracção  52
Referências bibliográficas  53
CAPÍTULO 5   ARQUEOLOGIA EDUCATIVA E CONGRESSOS MATEMÁTICOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS  55
Arqueologia educativa e trabalho de ensino  55
Aprender através da participação em congressos matemáticos  57
Em jeito de encerramento  59
Referências bibliográficas  59
CAPÍTULO 6   O IMPACTO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE NUMERACIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM INGLATERRA  61
Enquadramento da política e da investigação  62
Recolha de dados e análise  64
Desenho da investigação  64
Dados acerca da aprendizagem  65
Dados sobre o ensino  66
Descobertas acerca do ensino: até que ponto foram superadas as expectativas de mudas o ensino da matemática nas aulas do 4º ano?  67
Revisão e ajuste da planificação e do ensino  68
Uma aula [de três partes] diária de 45-60 minutos dedicada à matemática  69
Maior ênfase no ensino de toda a turma, promovendo a participação  70
Diferenciação controlada e exequível  71
Ênfase no cálculo mental, com trabalho interactivo oral e mental em cada sessão  72
Exercícios e actividades frequentes para as crianças fazerem fora da aula em casa  72
 Conselhos, apoio e formação para ajudar as escolas a desenvolver as suas práticas  72
Descobertas acerca do ensino: comparação entre aulas do 4.° ano, antes e depois da estratégia nacional de numeracia  73
Estrutura da aula  73
Direccionada para objectivos ou para actividades  74
Questões e explicações  75
Flexibilidade  78
Descobertas acerca da aprendizagem: alterações na progressão e nos conhecimentos  81
Toda a amostra  81
Crianças em grupos de níveis diferentes  81
Diferenças de género  82
 Resultados: áreas da numeracia em que a aprendizagem do 4.° ano mudou  83
As percepções dos professores em relação as alterações nas aprendizagens nos diferentes tópicos  85
Discussão: porque motivo ocorreram as mudanças na aprendizagem?  86
Mudanças recentes  88
Conclusões: implementação de reformas  89
Referências Bibliográficas  91
CAPÍTULO 7   CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM E 0 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA A MUDANÇA NO ENSINO: 0 CASO INGLÊS  93
CAPÍTULO 8   0 SENTIDO DO NÚMERO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA  97
Os números no currículo e o papel da resolução de problemas  97
Algoritmo e sentido do número101
O que é um algoritmo?102
Os algoritmos no currículo105
Cálculo mental106
Materiais e outros recursos no currículo109
Nota final112
Referências bibliográficas113
CAPÍTULO 9   0 SENTIDO DE NÚMERO NO INÍCIO DA APRENDIZAGEM117
Introdução117
Sentido de número: que significado117
Do conceito de número ao sentido de número – evolução histórica119
O desenvolvimento do sentido de número nas primeiras aprendizagens124
A experiência do pré-escolar no projecto: alguns exemplos127
Síntese131
Referências Bibliográficas133
CAPÍTULO 10   A ADIÇÃO E A SUBTRACÇÃO NO CONTEXTO DO SENTIDO DE NÚMERO135
Introdução135
Níveis de cálculo135
Cálculo por contagem136
Cálculo por estruturação137
Cálculo formal141
Organização/estruturação da aprendizagem142
Factores numéricos básicos144
A importância do contexto na aprendizagem da adição e subtracção147
Sentido das operações149
Algoritmo e sentido de número152
O papel do professor155
Referências Bibliográficas156
CAPÍTULO 11   A APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO E 0 DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO159
Uma trajectória de aprendizagem para desenvolver o sentido de multiplicação160
Conteúdos160
Níveis de aprendizagem163
A aprendizagem das tabuadas164
O processo de planificar e de ensinar: dois princípios165
Contextualizar os conteúdos166
Ajudar os alunos a raciocinar matematicamente168
Três exemplos de aprendizagem168
Contextos e aspectos do sentido da multiplicação168
Exemplo 1 – Caixas de fruta168
Exemplo 2 – A parede do sótão172
Exemplo 3 – Calendário175
As interacções na sala de aula179
Reflexão final181
Referências Bibliográficas182
CAPÍTULO 12   A APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NOS PRIMEIROS ANOS, PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS E CURRICULARES183
Introdução183
O sentido da divisão184
Um percurso do informal ao formal185
O resto na divisão não exacta188
O uso de propriedades da divisão192
O papel dos algoritmos da divisão no cálculo formal193
Considerações finais197
Referências Bibliográficas198
CAPÍTULO 13   A DIVISÃO DE NÚMEROS RACIONAIS201
Divisão como medida202
Divisão como partilha equitativa208
Divisão como operação inversa da multiplicação212
Erros comuns214
Os algoritmos para a divisão de fracções216
Em síntese217
 Referências Bibliográficas218

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2008
Colecção: Educação
Editora: Escolar Editora & CIEFCUL