Capa do livro "Paulo Abrantes: Intervenções em Educação Matemática". Organizadores: Henrique Manuel Guimarães, Albano Silva, João Pedro da Ponte, Leonor Santos, Manuel Abrantes, Pedro Abrantes

Paulo Abrantes: Intervenções em Educação Matemática

Organizadores
Henrique Manuel Guimarães
Albano Silva
João Pedro da Ponte
Leonor Santos
Manuel Abrantes
Pedro Abrantes

Apresentação

Paulo Abrantes é uma figura de primeiro plano da educação matemática portuguesa e internacional. Personalidade multifacetada, optimista e com múltiplos interesses pessoais, era uma pessoa com uma grande capacidade de relacionamento e que inspirava sempre muita simpatia. A par dos seus dotes de orador excepcional e de organizador com qualidades fora do comum, manifestou sempre grande dinamismo e capacidade de realização nos grupos e projectos colectivos em que se envolvia.

Ao longo de mais de vinte anos, Paulo Abrantes escreveu um grande número de textos, muitos deles em colaboração com outros autores, que se encontram dispersos por diversas publicações nacionais e estrangeiras. Constituem uma obra simultaneamente extensa e diversa de que este livro, para além do óbvio tributo que representa, pretende dar conta com uma selecção dos textos mais significativos nas áreas a que mais se dedicou. (…)

Índice

Introdução    7
Desenvolvimento curricular e avaliação  13
MAT 789– uma experiencia de inovação curricular em Matemática  15
Será possível integrar aprendizagem e avaliação?  23
O currículo de Matemática e as actividades de investigação  33
A competência matemática para todos: opções, implicações e obstáculos  49
Experiência matemática  67
Pode haver um currículo de Matemática centrado na resolução de problemas  69
Actividades de aprendizagem que envolvem a Matemática em situações da vida real  79
Matemática, realidade e trabalho de projecto num ambiente de inovação curricular  89
Investigações em Geometria na sala de aula119
Trabalho de projecto na escola e no currículo133
Formação de professores145
Professores de Matemática: que formação?147
Desenvolvimento profissional de professores de Matemática
Uma experiencia num contexto de formação163
O movimento associativo e a identidade profissional dos professores de Matemática175
Sobre os textos185
Lista de publicações191

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2005
Editora: APM, DE-FCUL & CIEFCUL