k-pb7

CAMINHOS PARA A INCLUSÃO EDUCATIVA NUM CONTEXTO DE DIVERSIDADE

Sofia Freire

Desenvolver uma educação inclusiva, que responda à diversidade de alunos e promova o sucesso educativo de todos eles, é um desafio com que os professores são confrontados hoje em dia. Para responder a este desafio é necessário assegurar condições ao nível da sala de aula e da escola que favoreçam a emergência de ambientes nos quais todos se sintam acolhidos, respeitados e seguros e, logo, disponíveis para o outro e para aprender. Com base em investigação que tem sido desenvolvida nesta área temática, apresentamos algumas recomendações orientadas para os diretores, com vista a favorecer quer uma ação pedagógica que promova oportunidades de relação positiva entre a diversidade de atores que compõem a comunidade escola, quer o desenvolvimento profissional dos professores.