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FATORES PROMOTORES DE QUALIDADE E EQUIDADE: PISTAS A PARTIR DE ESCOLAS TEIP

Estela Costa

Tendo por base literatura internacional sobre práticas de melhoria, em ambientes vulneráveis, e a análise de relatórios e planos de melhoria de mais de uma dezena de agrupamentos de escolas/escolas (AE/E) inseridos no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), pretende-se destacar soluções organizacionais e pedagógicas de cariz inovador postas em marcha em contextos escolares. Dois fatores indutores de sucesso sobressaem: a promoção de contextos organizacionais generativos que favorecem a emergência de práticas docentes que visem a melhoria das aprendizagens dos estudantes mais vulneráveis; e o prosseguimento regular de intervenções pedagógicas e de integração junto das famílias/comunidades de origem dos alunos.

Nas últimas décadas, a investigação sobre a melhoria das escolas vem procurando respostas que ajudem os sistemas escolares a enfrentar um desafio central para a sua credibilidade e eficácia: promover a melhoria dos resultados dos estudantes nos indicadores usados para medir as aprendizagens escolares e, simultaneamente, reduzir o impacto dos fatores socioeconómicos e culturais associados ao background dos alunos na variação desses resultados. Esta procura por ‘mais qualidade com mais equidade’ tem sido retomada em programas patrocinados pelas autoridades públicas portuguesas, designadamente no programa TEIP, em cujas atividades, vários membros do IE-ULisboa colaboram regularmente, no quadro da REDESCOLA, como consultores. Assim, partindo das práticas desenvolvidas nestes AE/E, apresentam-se fatores promotores de qualidade e equidade na educação e formulam-se recomendações aos decisores políticos e aos atores escolares sobre possibilidades de melhoria, em contextos prioritários.