capa-policybrief-1

PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: DESAFIOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

Mariana Gaio Alves

Os resultados de investigação revelam a persistência de desafios significativos no que respeita ao alargamento da participação e jovens e adultos no ensino superior em Portugal. Essa participação precisa de aumentar procurando-se, em simultâneo, assegurar uma maior igualdade de oportunidades do acesso e do sucesso no ensino superior.

Existem evidências claras sobre os benefícios individuais e coletivos do prolongamento dos percursos escolares que justificam o reforço da aposta no alargamento quantitativo e qualitativo da participação no ensino superior. Para enfrentar esse desafio é premente desenvolver estratégias que considerem, articuladamente, o ensino secundário e a transição para o superior, bem como o acolhimento de diversos públicos estudantis nas universidades e politécnicos e as suas ofertas formativas.