Capa do livro "Questões Actuais na Didáctica das Ciências e da Matemática". Organização: Maria Odete Valente e João Pedro da Ponte

Questões Actuais na Didáctica das Ciências e da Matemática

Organizadores
Maria Odete Valente
João Pedro da Ponte

Apresentação

A celebração de 30 anos de trabalho, de estudo e investigação na Formação de Professores levou o Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa a organizar vários momentos de reflexão dirigidos aos professores seus ex-alunos, aos professores e formadores em geral, e a todos os interessados nas questões da formação e do ensino das ciências e da matemática.

Neste âmbito, tiveram lugar quatro seminários, dois dedicados ao ensino das ciências e dois dedicados ao ensino da matemática, Cada seminário decorreu durante um dia de trabalho intenso com cada um dos investigadores convidados pelo seu prestigio e reconhecimento internacional, Wolff-Michael Roth e Glen Aikenhead do Canadá, Heinz Steinbring da Alemanha e Peter Gates do Reino Unido.

Cada seminário foi dividido em duas partes, com temas e públicos distintos. Durante as manhãs teve lugar uma sessão mais restrita, centrada nas pesquisas mais recentes dos investigadores e à tarde estes proferiram uma conferência aberta ao público interessado no tema. Cada um dos conferencistas escreveu ainda um texto original para publicação em português e inglês. Este livro congrega as suas contribuições, constituindo uma colectânea que estamos certos será apreciada pela sua actualidade e pela relevância das questões colocadas par cada um dos seus autores.

A decisão de realizar uma edição bilingue corresponde à vontade do Departamento de Educação e do Centro de Investigação em Educação de proporcionar um conjunto de textos de fácil leitura para os alunos dos cursos de mestrado, de especialização e mesmo da formação inicial, e, ao mesmo tempo, torná-la aberta à leitura da comunidade internacional, uma vez que estes textos, sendo originais, constituem par si uma mais valia.

Na área do ensino das ciências, o livro apresenta em primeiro lugar o texto de Wolff-Michael Roth, discutindo modelos, métodos e exemplos que ilustram a perspectiva do conhecimento situado durante a aprendizagem da ciência em espaços laboratoriais e, de seguida, o texto de Glen Aikenhead sobre a renegociação da cultura da ciência escolar, tendo em vista a literacia cientifica. Seguem-se os dois textos da área do ensino da matemática, o primeiro de Heinz Steinbring sobre a investigação das interacções na sala de aula, numa perspectiva epistemológica e, a terminar, surge o texto de Peter Gates sobre as implicações da origem familiar e cultural dos alunos na aprendizagem e as suas consequências para o ensino. Na versão em inglês apresentamos um breve resumo sobre cada um dos autores.

Estamos convictos que a edição desta obra, para além de testemunhar um momento de trabalho particularmente significativo na vida da nossa instituição, constitui igualmente um contributo para a comunidade de professores e formadores de professores e para a melhoria do ensino e da aprendizagem das ciências e da matemática em Portugal.

Prefácio
Maria Odete Valente, João Pedro da Ponte    1
Conhecimento situado e aprendizagem durante as actividades laboratoriais: Modelos, métodos, e exemplos
Wolff-Michael Roth    3