maio, 2017

19mai18:00Seminários Transdisciplinares 2016/2017A Teoria da Atividade como modelo de análise18:00 Sala 7, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, LisboaCategorias:arquivo

Mais

Detalhe

Seminárisos Transdisciplinares 2016/2017 - Currículo, Formação de Professores e TecnologiaA Teoria da Atividade como modelo de análisepor João Filipe Matos

 

A Teoria da Atividade tem sido amplamente utilizada como modelo de análise numa variedade de áreas de investigação. A sua utilização e adaptação no domínio da educação e formação tem conhecido igualmente numerosos desenvolvimentos servindo os objetivos de agendas de investigação específicas e de acordo com a natureza dos estudos nela inspirados. Encontrando os seus alicerces nas ideias de investigadores russos Vygotsky e Leont’ev, a Teoria da Atividade desenvolveu-se em diversas linhas nomeadamente através dos trabalhos de Yrjö Engeström com a formulação da teoria da aprendizagem expansiva. Uma teoria complexa como essa torna-se viva através das suas aplicações empíricas e dos seus desenvolvimentos metodológicos. Neste Seminário abordo os princípios e os conceitos base da Teoria da Atividade estabelecendo pontes de diálogo com outras perspetivas teóricas (e.g. aprendizagem situada em comunidades de prática) enfatizando, através de exemplos, a dimensão de modelo de análise que tem na investigação.

 

João Filipe de Lacerda Matos Professor Catedrático

João Filipe Matos é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Foi Presidente do International Group for the Psychology of Mathematics Education entre 2010 e 2014. Coordena o E-learning Lab da Universidade de Lisboa. No Instituto de Educação é diretor do programa de doutoramento em Educação no tema Technology Enhanced Learning and Societal Challenges financiado pela FCT e coordenador do Mestrado em Educação e Formação na especialidade de E-learning e Formação a Distância. É investigador responsável do projeto de investigação Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab financiado pela FCT. Lecionou desde 1993 em cursos de pós-graduação nas Universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau nas áreas de Metodologias de Investigação, Educação Matemática e Tecnologias Digitais na Educação.

Hora

(Sexta-feira) 18:00

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa