maio, 2017
Detalhe
Ao grande interesse e importância
Mais
Detalhe
Ao grande interesse e importância conferidos ao Currículo e ao Desenvolvimento Curricular no nosso país, em contextos académicos, escolares e profissionais nas últimas duas décadas do séc. XX, parece contrapor-se atualmente um período de apatia e/ou de secundarização do Currículo a outras áreas, no âmbito do ensino, da investigação e do debate sobre educação. Na sociedade portuguesa constata-se que o Currículo se reduz hoje à discussão sobre programas, metas e avaliação, sobretudo, a avaliação externa.
Entendemos que o Currículo deve reganhar o seu lugar central na discussão no campo educacional. Assim, no âmbito do curso de doutoramento na área de Teoria e Desenvolvimento Curricular, estamos a organizar um Encontro para discutir o estado do Currículo, que intitulámos de O currículo está morto? Que viva o currículo! O Encontro terá lugar no próximo dia 19 de maio, entre as 9h30 e as 18 horas, no auditório 2, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A estrutura do Encontro segue de perto a lógica comum de um estudo de investigação, isto é, parte da formulação de um problema, assenta num quadro conceptual/fundamentação teórica enquadradora do problema, abre para trabalho de campo, e termina com a apresentação e discussão de resultados. Eventualmente, se o Encontro for produtivo, lançar-se-ão pistas para futuros encontros ou trabalhos a realizar.
Participação
Se pretender participar ativamente no Encontro e acha que tem algo de concreto a dizer sobre o assunto, pode enviar pedido fundamentado para: encontro_currículo@ie.ulisboa.pt
Organização
• Ana Rita Faria
• Ana Sofia Pinho
• Elisabete Cruz
• Fernando Albuquerque Costa (Coord.)
• Helena Peralta (Coord.)
• Joana Viana
• Luís Tinoca
• Manuela Esteves
• Maria João Mogarro
• Sandra Fradão
Website do Encontro
http://emaze.me/encontrocurriculo
Com mais informação disponível sobre o Encontro, inclusivé o programa
Hora
(Sexta-feira) 9:30 - 17:30
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa
Organizador
Curso de Doutoramento em Educação na área de Teoria e Desenvolvimento Curricular, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa