novembro, 2016

7nov9:30Evocações do Cinquentenário do Falecimento de Delfim Santos (1966-2016)9:30 Faculdade de Letras, Auditório 3 - Faculdade de Letras, Alameda da Universidade, Lisboa

Mais

Detalhe

Quando Delfim Santos faleceu em Cascais, em 25 de setembro de 1966, os seus funerais transformaram-se numa sentida e concorrida homenagem de alunos e de colegas. Foi uma perda que teve grande impacto por ter sido sentida como inesperada e precoce, quer pela sua idade, 58 anos, quer pelo muito que haveria ainda a esperar de um dos mais carismáticos e dialogantes mestres da Universidade portuguesa.

Hoje, passado meio século sobre o infausto acontecimento, vão partindo os que o conheceram pessoalmente e a dimensão humana do pensador portuense arrisca-se a ser perdida.

Chegou o momento de abrir a pesquisa para novas temáticas, onde um pensamento que tem conhecido alguma fortuna crítica em Portugal e no Brasil encontre agora renovada expressão no trabalho sobre as fontes biográficas, documentos oficiais, vida social e novas áreas, além da Filosofia e da Pedagogia, como as da Psicologia e da Literatura.

Exposições

1.BNP – Exposição de 23 de setembro a 30 de dezembro de 2016;

2.BFLUL – Exposição de 19 de setembro a 7 de outubro de 2016;

3.Hemeroteca Digital – Exposição virtual e física em setembro de 2016 e depois em arquivo.

Encontros

• a •
21 de outubro de 2016 | 15h30 – 18h25
Primeira Tarde de Sexta-Feira com Delfim Santos
Biblioteca Nacional de Portugal

• b •
28 de outubro de 2016 | 14h30 – 18h00 | Auditório 2
Colóquio «Delfim Santos e a Educação»
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

• c •
4 de novembro de 2016 | 15h30 – 18h00
Segunda Tarde de Sexta-Feira com Delfim Santos
Biblioteca Nacional de Portugal

• d •
7 de novembro de 2016 | 17h00
Sessão Evocativa do Dia do Patrono
Escola Professor Delfim Santos

• e •
16 de dezembro de 2016 | 16h00 – 18h00
Encerramento do Ano do Cinquentenário Delfiniano
Biblioteca Nacional de Portugal

Mais informações
http://www.delfimsantos.net/
       

Hora

(Segunda-feira) 9:30

Localização

Auditório 3 - Faculdade de Letras, Alameda da Universidade, Lisboa