junho, 2013
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3 de junho de 2013 | 16h00
IEUL | sala 7
Buscaremos problematizar as contribuições da pesquisa-ação como metodologia de investigação comprometida com a compreensão da realidade social, mas também como uma possibilidade de apontar novas perspectivas de ação para os desafios presentes nas práticas docentes. A pesquisa-ação, ao partir do princípio que os problemas de investigação nascem dos contextos pesquisados, assume os sujeitos em atuação nesse ambiente como pesquisadores coletivos, críticos de si e das relações estabelecidas com seus pares, bem como capazes de produzir mudanças nas situações desafiadoras, evidenciando, assim, o caráter formativo desta metodologia de pesquisa.
Denise Meyrelles de Jesus
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
Possui graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1974), mestrado em Educação – University of Iowa (1977) e doutoramento em Psicologia da Educação – University of California (1983). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, em particular em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, formação de profissionais em educação especial, políticas públicas, formação contínua com ênfase em pesquisa-ação colaborativo-crítica.
Atividade realizada no âmbito do Acordo de Cooperação existente entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil)
Organização:
|| Grupo de Investigação em Currículo e Formação de Professores
|| Grupo de Investigação em História da Educação
|| Área de Investigação e Ensino em Políticas de Educação e Formação
Hora
(Segunda-feira) 16:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa