junho, 2012
Detalhe
Por ocasião da realização da
Mais
Detalhe
Por ocasião da realização da sua próxima Assembleia Geral, o Fórum Português de Administração Educacional organiza um colóquio sobre as políticas de territorialização da educação, para o qual foram convidados investigadores que realizaram trabalhos recentes nesse campo.
As políticas e a administração locais da educação são assuntos que se encontram na ordem do dia, pela influência que têm presentemente sobre as performances do sistema educativo, justificando-se o interesse que têm despertado nos estudiosos da organização da educação em Portugal. O alegado reforço da autonomia da escola, a participação dos interessados na gestão da educação, o reordenamento da rede escolar local, a acrescida intervenção educacional das autarquias locais são exemplos de políticas em curso, cujo desenvolvimento interessa cada vez mais pessoas.
O Fórum Português de Administração Educacional contribui para a divulgação de alguns dos últimos estudos realizados em Portugal sobre estas políticas, propiciando uma ocasião de clarificação do sentido global que elas possam ter ou não.
O colóquio, com a duração de uma hora, será moderado por João Pinhal e contará com a participação de
– Clara Cruz, do Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos, sobre a intervenção dos conselhos municipais de educação
– Helena Martíns, da Universidade de Aveiro, sobre o processo das cartas educativas
– Carlos Pires, da Escola Superior de Educação de Lisboa, sobre a dimensão local da política da escola a tempo inteiro
A entrada no colóquio é livre e não se encontra sujeita a inscrição prévia.
No final do colóquio realizar-se-á a Assembleia Geral do Fórum Português de Administração Educacional, destinada apenas aos respetivos sócios.
CARTAZ

Hora
(Terça-feira) 17:30
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa