dezembro, 2011

16dez17:00Seminário Transdisciplinar PEF "Práticas e Percepções de Avaliação da Aprendizagem em diferentes Níveis de Ensino em Portugal, no Brasil e na Argentina"17:00 Sala 7, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, Lisboa

Mais

Detalhe

 

Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação

Práticas e Percepções de Avaliação da Aprendizagem em diferentes Níveis de Ensino em Portugal, no Brasil e na Argentina


Neste seminário são apresentados e discutidos três estudos que tomam a avaliação como objecto, focalizando diferentes facetas das práticas que a concretizam, incluindo a formal e a informal, com recurso quer à observação directa quer a estratégias de inquérito, com incidência nas suas funções reguladoras, formadoras e/ou certificadoras, bem como nos seus múltiplos impactos, quer no plano dos comportamentos e atitudes dos alunos, quer no plano da aprendizagem e da progressão académica.
Registam-se as relações entre avaliação formativa e sumativa e entre avaliação formal e informal, bem como a sua ressemantização conceptual no quadro de abordagens e enfoques diversos, em contextos também eles diferenciados.
São postas em questão as relações entre o discurso e a acção, o afirmado e o realizado, o oficial e o confessado, sobressaindo a importância das estratégias dos actores (e seus determinantes) na configuração dos fenómenos avaliativos.

 

Intervenções

Currículo escolar e avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: a informalidade em questão

Cely Socorro Nunes | Instituto da Educação da Universidade de Lisboa

 

A incursão na vida diária de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental LER +

Texto de apoio

 

Avaliação das aprendizagens no Ensino Secundário em escolas públicas da cidade de Córdoba, Argentina
Graciela Fabietti | Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina

As análises aqui apresentadas foram realizadas no âmbito de uma investigação  LER +

Texto de apoio

 

Avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: percepção de estudantes do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Pedro Rodrigues | Instituto da Educação da Universidade de Lisboa

Apresenta-se aqui a análise qualitativa das respostas de alunos LER +

Texto de apoio

Hora

(Sexta-feira) 17:00

Localização

Alameda da Universidade, Lisboa