novembro, 2017
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Dado o aumento do desemprego
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Dado o aumento do desemprego de jovens e de formas precárias de emprego desde a crise iniciada em 2008 e no período pós-crise, a agenda das competências tem ganho importância em toda a Europa, reforçando o destaque das políticas da aprendizagem ao longo da vida para o emprego dos jovens. Até este momento, muitas análises sobre governança dos sistemas de competências e sobre a (des)articulação entre competências e necessidades do mercado de trabalho limitam o seu enfoque ao nível nacional. Pouca atenção tem sido prestada às especificidades e variações regionais.
A nossa abordagem parte do pressuposto de que diferentes regiões de um mesmo país podem divergir quanto à composição de atores individuais e instituições que participam na recontextualização e adoção das agendas sobre competências, bem como quanto aos seus efeitos nas condições de vida dos jovens. Sugerimos que as orientações políticas e os mecanismos de coordenação entre os diferentes atores individuais e instituições são fatores importantes para explicar as diferenças observadas nos ajustes no processo de governação e na distribuição de ofertas que promovem competências nas diversas regiões. Baseado na Economia Política Cultural, o nosso trabalho propõe um quadro de análise de governança do sistema de competências a diversos níveis e das implicações sociais da (des)articulação das competências para os jovens adultos em diferentes contextos regionais.
Entrada livre mas sujeita a inscrição
Inscrições encerradas
Universidade de Glasgow (Escócia, Reino Unido)
Organização
Doutoramento em Educação – Formação de Adultos
Hora
(Terça-feira) 18:00
Localização
IE-ULisboa