janeiro, 2018
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As abordagens relativas à História,
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As abordagens relativas à História, aos patrimónios e às memórias da Educação integram-se num movimento internacional que tem conhecido desenvolvimentos notáveis nos tempos recentes, nomeadamente no espaço ibero-americano. Este seminário dá voz a três investigações que se desenvolvem neste universo, compondo um painel que parte de perspetivas plurais para um debate e diálogo sobre as questões que se colocam, na atualidade, neste campo científico.
PROGRAMA
Las memorias escolares como fuente para la investigación de las escuelas privadas religiosas
Paulí Davila e Luis M. Naya (Universidad del País Vasco, Espanha)
A lo largo del siglo XX en España la mayoría de escuelas y colegios religiosos, regidos por determinadas órdenes y congregaciones religiosas, publicaron memorias escolares con periodicidad anual. Se trata de un género publicista en el que el objetivo principal es transmitir y poner en circulación un discurso que permita identificar el ideario y la oferta escolar de cada centro. Además, se trata de un espacio de reconocimiento y distinción entre sus destinatarios, es decir familias y alumnado. La riqueza de estas memorias como fuente primaria es patente, ya que se trata de documentos generados por los propios centros que transmiten una información muy rica en cuanto a la evolución de los centros, construcciones escolares, actividades escolares, juegos, deportes y otras actividades lúdicas, evolución del profesorado, relatos de alumnado, fotografías de grupos escolares, publicidad comercial, actividades religiosas, grupos de acción católica, etc.
Patrimônio Histórico Educativo e a preservação da memória escolar: uma experiência em andamento
Giani Rabelo (Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Brasil)
Esta comunicação apresenta e problematiza o processo de implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC), projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Com o intuito de criar uma cultura de preservação da memória junto às comunidades escolares, preservar o patrimônio histórico educativo, além de instigar pesquisas acadêmicas no campo da história da educação, os membros do GRUPEHME decidiram criá-lo em meio digital, a partir de 2009. Ao todo foram envolvidas 27 escolas da rede estadual de educação localizadas ao sul de Santa Catarina (Brasil). Em um primeiro momento serão apontadas as motivações para a implantação do referido centro como um lugar de memória, em seguida, serão apresentadas reflexões acerca da contribuição da mídia digital para as pesquisas no campo da história da educação, posteriormente, será tratado sobre o seu processo de implantação e, por último, o CEMESSC será problematizado como lócus de pesquisa. Também serão apresentados os atuais desdobramentos deste projeto junto às comunidades escolares.
Património cultural da educação: convergências e especificidades no espaço ibero-americano
Maria João Mogarro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)
A partir da realidade portuguesa no que respeita ao tema do património cultural da educação, realizações efetuadas neste campo e perspetivas futuras, traça-se um conjunto de reflexões sobre a afirmação deste universo em três países do espaço ibero-americano (Brasil, Espanha e Portugal), no sentido de esboçar os traços comuns que se podem detetar e as perspetivas de desenvolvimento para o futuro. A definição de estratégias futuras coloca a necessidade de pensar ações em conjunto, no sentido de consolidar e articular este campo científico, no universo da história cultural e da história da educação.
Moderação: Joaquim Pintassilgo (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)
Hora
(Quarta-feira) 17:30
Localização
IE - ULisboa