Novo projeto sobre competências transferíveis em ambientes universitários

O IE-ULisboa assumiu a coordenação nacional de um novo projeto Erasmus+ para pensar um Campus Universitário Europeu promotor de competências transferíveis necessárias aos desafios societais futuros dos estudantes, alargando o conhecimento de iniciativas educativas inovadoras já existentes.

A convite da Reitoria da ULisboa, o IE-ULisboa assumiu a coordenação nacional do projeto InnovEd4TS – Exploring how to build a joint European Campus based on innovative educational initiatives of research-intensive universities to provide students with transferable skills needed to face future challenges, sobre o desenvolvimento de competências transferíveis em ambientes universitários europeus. Trata-se de um projeto Erasmus+ com a duração de 24 meses, financiado pela Comissão Europeia, no qual participam ainda universidades da Dinamarca (Aarhus Universitet, que coordena), Bélgica (Université Catholique de Louvain), Noruega (Universitetet i Oslo), França (Universite Diderot – Paris VII) e Alemanha (Humboldt-Universität zu Berlin). A intervenção do IE-ULisboa será coordenada por Carolina Carvalho.

Este projeto de parceria estratégica visa analisar um conjunto de iniciativas de ensino bem-sucedidas em cada uma das universidades do consórcio e perceber de que forma competências transferíveis podem ser desenvolvidas e ampliadas a par dos conhecimentos disciplinares específicos. A longo prazo, pretende-se que as ideias obtidas através do projeto sejam traduzidas em iniciativas conjuntas dentro do consórcio, criando um Campus Europeu onde os estudantes sejam mais inclusivos, desenvolvam uma cidadania europeia e global, além de competências transferíveis.

Os objetivos do InnovEd4TS são três:
1. Realizar uma análise de iniciativas inovadoras de ensino à luz das competências transferíveis que promovem. Dado o consenso atual sobre a importância das competências transferíveis na formação das gerações futuras, as universidades devem refletir sobre em que realmente consistem essas competências e como podem ser desenvolvidas e avaliadas entre os estudantes.
2. Informar e inspirar responsáveis universitários, docentes e não docentes sobre oportunidades de ampliar iniciativas, rever cursos e criar caminhos educacionais interuniversitários.
3. Ser o primeiro passo para a criação de um Campus Europeu sob a égide do presente consórcio universitário.