Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Didática da Economia, Didática da Contabilidade, Economia da Educação, Administração Educacional.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A. L., Cerdeira, L., Patrocínio, T., Cabrito, B., & Mucharreira, P. (2021). Input and Output Indicators of the Higher Education Institutions for Quality of Life in Portugal. International Journal of Higher Education, 10(2), 299-307. doi: 10.5430/ijhe.v10n2p299

Rodrigues, A. L. (2020). Digital technologies integration in teacher education: the active teacher training model. Journal of E-Learning and Knowledge Society, 16(3), 24-33. doi:10.20368/1971-8829/1135273

Rodrigues, A. L. (2020). Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em Portugal. Revista ACB, 25(2), 365-382.

Rodrigues, A. L. (2019). The Leadership Process in Teacher Education: A Case Study at the University of Lisbon. International Journal of Organizational Leadership, 8(4), 22-37. doi:10.33844/ijol.2020.60485

Rodrigues, A. L. (2019). Didática da Economia e da Contabilidade na formação inicial de professores – Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 53-72.

Rodrigues, A. L. (2019). Aprendizagem Ativa – Como inovar na sala de aula. Lisboa, Portugal; São Paulo, Brasil: Lisbon International Press.

Rodrigues, A. L. (2018). Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores – estudos de caso em Portugal. Contrapontos, 18(4), 354-373.

Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2018). A Importância da Pedagogia na Qualidade das Instituições de Ensino Superior. Revista FORGES, 5(1), 33-56.
Disponível em: http://www.aforges.org/revistas/

Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2018). Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa. In B. Cabrito, J. M. Macedo & L. Cerdeira (Orgs.), Ensino Superior no Brasil e em Portugal: atualidades, questões e inquietações (pp. 253-281). Lisboa: Educa.

Rodrigues, A. L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português. Revista Educação em Questão55(46), 34-58.