Políticas de Educação e Formação
História e políticas da educação contemporânea; Currículo, manuais escolares e culturas escolares; Educação histórica, memória e cidadania
Serrano, Clara Isabel; Neto, Sérgio. “Populismos.” Ipsis Verbis 7 (2025).
Serrano, Clara; Neto, Sérgio. Revolution and (Post) War, 1917-1922. Spring and Autumn in Europe and the World. Routledge, 2024.
Susana Borges; Sérgio Gonçalo Neto; Clara Serrano. “Uma fénix à procura das cinzas?” Revista de História das Ideias (2024).
Neto, Sérgio; Serrano, Clara. “Between Fascism and Conservative Authoritarianism. The Estado Novo regime in Portuguese History Textbooks (1975-2023).” Revista de Historia Social y de las Mentalidades 28 (1) (2024): 199-229.
Serrano, Clara Isabel; Neto, Sérgio. “Reconstruir-se dos escombros do fascismo: A Revolução dos Cravos nos manuais portugueses de história do 9.º ano (1975-2023).” European Public & Social Innovation Review 9 (2024).
Neto, Sérgio; Serrano, Clara. “The Edge of the Stone Raft. From euro-enthusiasm to moderate scepticism in Portuguese History textbooks (2000-2020).” Rubrica Contemporanea 12 (23) (2023): 157-178.
Serrano, Clara Isabel; Neto, Sérgio. “Identity and Otherness: Images and Representations in History Teaching Materials in Portuguese-speaking countries.” Práticas da História 17 (2023): 7-24.
Neto, Sérgio; Serrano, Clara; Oliveira, Sarah Luna. “Um Adeus Português? Uma Leitura da Independência do Brasil nos Manuais Escolares Lusos de História.” Estudos Ibero Americanos 40 (182) (2022): 1-26.
Serrano, Clara Isabel. Arte de falar e arte de estar calado: Augusto de Castro – Jornalismo e Diplomacia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
Simões, Rita Basílio; Serrano, Clara; Neto, Sérgio; Miranda, João. Pessoas e ideias em trânsito: Percursos e imaginários. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.