Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

História da Profissão Docente e da Formação de Professores. História do Currículo e das Disciplinas Escolares. História das ideias e das Práticas Educativas. República: História, Educação e Cidadania. História das inovações educativas.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Pintassilgo, J., Franco, J. E., & Pinho, R. (2022). A Pedagogia com Personalidade de Pierre Faure: receção em Portugal e estudo de caso. Cadernos de História da Educação, 21(contínua), e112. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-112

Pintassilgo, J., & Andrade, A. N. (2020). Pedagogical renewal in Portugal between the 1950s and the 1970s: Actors, reception of Ideas, educational Experiences. Encounters in Theory and History of Education, 21, 92-112. https://doi.org/10.24908/encounters.v21i0.14104

Pintassilgo, J., & Andrade, A. N. (2019). Sérgio Niza e a ‘autoformação cooperada’: Reflexões em torno do modelo pedagógico do MEM. Revista Lusófona de Educação, 43(43), 163-179.
https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle43

Pintassilgo, J., & Andrade, A. N. (2019). Different schools as «places of memory»: The case of Cooperativa A Torre (1970 – presente days).History of Education & Children’s Literature, XIV(1), 73-90.

Pintassilgo, J., Andrade, A. N., Beato, C. (2019). Student Movement in Portugal Throughout the ’60s: Actors’ Representations of a Period of Social and Cultural Experimentation. Espacio, Tiempo y Educación, 6(1), 145-159. https://dx.doi.org/10.14516/ete.266

Pintassilgo, J., & Andrade, A. N. (2019). Um olhar histórico sobre escolas diferentes: perspetivas teóricas e metodológicas (o exemplo do projeto «INOVAR»). Historia y Memoria de la Educación, 10, 175-212. https://doi.org/10.5944/hme.10.2019.22081

Pintassilgo, J., & Costa, R. A. (2018). Death and civic pedagogy in the Portuguese republican context: the funerals of “prominent dead” in the early decades of the XXth century. Cadernos de História da Educação, 17(1), 198-212. https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-12

Pintassilgo, J., & Andrade, A. N. (2018). O papel do jornal e das memórias dos alunos na construção da identidade de uma escola diferente: A Torre.Foro de Educación, 16(25), 9-26. https://dx.doi.org/10.14516/fde.662

Pintassilgo, J., & Andrade, A. N. (2018). Domingos Evangelista, tradutor de Ferrière: Reflexões a propósito de uma tradução conservadora de «L’École Active». Educação Unisinos, 22 (3), 255-263. https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.03

Pintassilgo, J. (2018). A Educação Nova em Portugal: Construção de uma “tradição de inovação”.Historia Caribe, 13(33), 49-82. https://dx.doi.org/10.15648/hc.33.2018.4