Grupo de Investigação

Didática

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional de professores. Discussão de questões controversas como metodologia educativa. Capacitação de professores e alunos para uma cidadania ativa sobre problemas sociais e ambientais. Integração de ferramentas da Web2.0 na educação em ciências.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Reis, P. (2021). Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados [Challenges to Science Education in Troubled Times]. Ciência & Educação (Bauru), 27, e21000. https://dx.doi.org/10.1590/1516-731320210000

Monte, T., & Reis, P. (2021). Design of a Pedagogical Model of Education for Environmental Citizenship in Primary Education. Sustainability, 13(11), 6000. https://doi.org/ 10.3390/su13116000

Reis, P., Tinoca, L., Baptista, M., & Linhares, E. (2020). The Impact of Student-Curated Exhibitions about Socio-Scientific Issues on Students’ Perceptions regarding their Competences and the Science Classes. Sustainability, 12, 2796. Recuperado de https://www.mdpi.com/2071-1050/12/7/2796/pdf

Reis, P. (2020). Environmental Citizenship & Youth Activism. In A. Ch. Hadjichambis, P. Reis, D. Paraskeva-Hadjichambi, J. Čincera, J. Boeve-de Pauw, N. Gericke & M.-C. Knippels (Eds.), Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education.Series “Environmental discourses in Science Education”. Cham: Springer. https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20249-1_9.pdf

Linhares, E., & Reis, P. (2020). Initiatives d´activisme en formation initiale de professeurs: préparer à l´action et à la transformation. Recherches en Didactique des Sciences et des Technologies, 21, 193-211. https://doi.org/10.4000/rdst.3208

Hadjichambis, A. Ch., Reis, P., Paraskeva-Hadjichambi, D., Čincera, J., Boeve-de Pauw, J., Gericke, N., & Knippels, M.-C. (Eds.) (2020). Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education. Series “Environmental discourses in Science Education”. Cham: Springer. https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20249-1.pdf

Conceição, T., Baptista, M., & Reis, P. (2019) La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1502. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/4194/5152

Watanabe, G., & Reis, P. (2019). Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas, 24, 472-496. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37158/1/Controv%C3%A9rsias%20s%C3%B3cio-cient%C3%ADficas%20e%20rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20poder.pdf

Reis, P. & Tinoca, L. (2018). A avaliação do impacto do projeto “We Act” nas percepções dos alunos acerca das suas competências de ação sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 214-231. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8435

Baptista, M., Reis, P., de Andrade, V. (2018). Let’s save the bees! An environmental activism initiative in elementary school. Visions for Sustainability, 9, 41-48. www.ojs.unito.it/index.php/visions/article/download/2772/2640