dezembro, 2018
13dez18:00Conversas à Quinta18:00 Anfiteatro 2, IE-ULisboaCategorias:arquivo
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Com o intuito de criar
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Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”.
Orientadas por um investigador e seus convidados, estas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.
Inscrição gratuita, mas obrigatória e sujeita à lotação da sala
Esta sessão será difundida via web: https://videoconf-colibri.zoom.us/my/aulas.fc
Inscrição gratuita, mas obrigatória e sujeita à lotação da sala
Inscrições encerradas
Este evento foi cancelado por motivos de força maior e será reagendado oportunamente
Moderador: Carmen Cavaco ♦ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: João Costa ♦ Secretário de Estado da Educação
Síntese: Conversa sobre a política pública de educação de adultos, com particular destaque, para as orientações políticas e medidas centradas nos adultos não escolarizados e pouco escolarizados, os obstáculos à definição e implementação de uma política pública integrada e com continuidade temporal, e o uso do conhecimento científico no apoio à decisão e concepção da política pública.
Moderador: Paula Guimarães ♦ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Rui Canário ♦ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Síntese: Apesar das políticas públicas descontínuas e dos parcos financiamentos dirigidos à educação não formal, a educação de adultos em Portugal inclui uma larga variedade de iniciativas. Para além das iniciativas formais, como os cursos (de educação e formação de adultos, de formação profissional, do ensino recorrente, de curta duração e outros) e o reconhecimento, validação e certificação de competências, outras de educação não formal vão sendo dinamizadas por muitas entidades, públicas, privadas ou da sociedade civil, com finalidades diversas, envolvendo sujeitos com interesses e motivações variadas. Adicionalmente, regista-se uma crescente valorização por parte da população portuguesa pelas aprendizagens que cada um desenvolve ao longo da vida em contextos muito diferenciados.
Considerando modalidades educativas tão diversas, regista-se contudo que aquelas de educação política, crítica, problematizadora e transformadora, que procuram favorecer a mudança social são pouco frequentes e quando existem possuem pouca visibilidade. Assim sendo, cabe perguntar:
• a educação de adultos é importante hoje em dia, serve para alguma coisa?
• as finalidades de educação crítica e política perderam relevância nos tempos presentes?
• os tempos presentes são benéficos e interessantes para os sujeitos o suficiente e por isso não merecem ações de educação transformadora?
Para mais informações: http://afirse.ie.ul.pt/
Hora
(Quinta-feira) 18:00
Localização
IE-ULisboa