maio, 2021
Detalhe
Inovação e Inclusão
Mais
Detalhe
Inovação e Inclusão em Educação: Escola-Município-Universidade
Este encontro constitui um momento privilegiado para a divulgação e o debate público da atividade desenvolvida pela REDESCOLA, plataforma colaborativa do IE-ULisboa com diferentes comunidades de profissionais da educação, em todos o país, vocacionada para a emergência e consolidação de práticas inovadoras no sistema educativo.
Inovação e inclusão dão mote ao encontro, tendo em vista o desenvolvimento das organizações educativas e a construção contextualizada de melhores práticas, respondendo a dois desafios centrais para os sistemas educativos contemporâneos: o da criação de novos contextos de aprendizagem enriquecidos por tecnologia e da promoção de práticas educativas inclusivas tendo em conta a diversidade crescente dos contextos educacionais e dos seus públicos.
O Encontro inclui duas mesas redondas e dois painéis. As mesas redondas incidirão na importância do trabalho em rede, no interior da escola, e na sua relação com o exterior, revelando formas inclusivas e inovadoras de intervenção em educação. Os painéis centrar-se-ão nos ambientes educativos e nas tecnologias.
O Encontro mobiliza atores das autarquias e das escolas, bem como investigadores do IE-ULisboa que darão testemunho da sua ação conjunta, informada pela investigação e concretizada em projetos de intervenção em curso, que, de forma mais direta ou indireta, envolvem diferentes comunidades de profissionais, na área da educação, em todos o país.
Com edição online, este evento destina-se aos diversos grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar.
Este Encontro disponibilizará interpretação em língua gestual portuguesa.
Inscrição gratuita, mas obrigatória.
Este encontro está certificado como formação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
Os workshops estão certificados como formação de curta duração de 3 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
Inscrição gratuita, mas obrigatória.
Inscrições encerradas.
Este Encontro disponibilizará interpretação em língua gestual portuguesa.
25 de maio de 2021
15h00 – 15h30 • Abertura
Luís Miguel Carvalho … Diretor do IE-ULisboa
Estela Costa … Coordenadora da REDESCOLA do IE-ULisboa
15h30 – 16h30 • Mesa redonda
Trabalho em rede com a comunidade (I)
Mário Rocha … Diretor do AE do Cristelo
Hélder Pais … Diretor de Serviços da DSDC – DGE
Paulo Almeida … Diretor do AE Fernando Casimiro P. Silva
Moderação: Estela Costa / Joana Viana … IE-ULisboa
16h30 – 16h45 • Pausa
16h45 – 17h45 • Painel
Ambientes educativos e tecnologias (I)
Marisa Durão … Chefe da Divisão de Intervenção Educativa – CM da Amadora – Amadora Digital
Maria Paula Pereira Rodrigues … Chefe do Departamento de Educação – CM de Oeiras – Mochila Leve
João Pedro da Ponte … IE-ULisboa
Fernando Costa … IE-ULisboa
Moderação: Marta Almeida / Ana Sofia Pinho … IE-ULisboa
17h45 – 18h00 • Encerramento do 1.º dia
Estela Costa … Coordenadora da REDESCOLA do IE-ULisboa
26 de maio de 2021
10h00 – 13h00 • Workshops
15h00 – 15h15 • Início dos trabalhos
Estela Costa … Coordenadora da REDESCOLA do IE-ULisboa
15h15 – 16h15 • Mesa redonda
Trabalho em rede com a comunidade (II)
Ana Cláudia Cohen … Diretora do AE Alcanena
Cesário Silva … Diretor do AE Marinha Grande Poente
Ana Lúcia Pelarigo … Diretora Pedagógica do Centro Helen Keller
Moderação: Joaquim Pintassilgo / Benedita Melo … IE-ULisboa
16h15 – 16h30 • Pausa
16h30 – 17h30 • Painel
Ambientes educativos e tecnologias (II)
Helena Pereira … Diretora do AE D. António Ataíde
Manuel Mourão … Diretor do AE de Santiago do Cacém
Francisco Soares … Diretor AE Pinheiro e Rosa
Moderação: Ana Pedro / Nuno Dorotea … IE-ULisboa
17h30 – 18h00 • Encerramento
Estela Costa … Coordenadora da REDESCOLA do IE-ULisboa
W1 – Cenários de aprendizagem e Tecnologias Digitais Inscrições encerradas
dinamizado por João Piedade
Planificar atividades de aprendizagem é uma das práticas pedagógicas do professor. Idealizar em cenários de aprendizagem é algo em que o professor faz regularmente, de forma mais ou menos consistente, sempre que pensa ou planifica um conjunto de atividades que quer fazer acontecer na sua sala de aula. Deste modo, o desenho de cenários de aprendizagem encontra-se dependente de várias variáveis que é necessário considerar: o contexto, o currículo, as competências a desenvolver pelos alunos (e professores), as metodologias e dinâmicas de aprendizagem que se pretendem desenvolver na sala de aula, os espaços de aprendizagem, os recursos necessários (incluindo o acesso a tecnologias digitais), os modelos de avaliação, entre outros.
O workshop proposto pretende colocar os participantes em contato com o conceito de cenários de aprendizagem, as suas principais caraterísticas e elementos e alguns exemplos de cenários de aprendizagem desenvolvidos na formação inicial e continua de professores no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
W2 – Criação e Inovação com Tecnologias Digitais Inscrições encerradas
dinamizado por Sílvia Couvaneiro
Neste workshop abordar-se-ão brevemente estratégias pedagógicas que se poderão utilizar com os alunos tanto numa dinâmica online como presencial e que poderão servir o propósito de levar os alunos a colaborar, a criar e a comunicar, ainda que numa situação de ensino a distância. Para tal, trazer-se-á uma sequência de atividades de aprendizagem exemplificativa com recurso a diferentes tecnologias digitais. Durante a sessão haverá oportunidade de discussão e debate, sendo os participantes desafiados a vivenciar algumas atividades e a explorar oportunidades de aprendizagem para trabalho junto dos seus alunos, refletindo em grupo sobre formas de alunos e professores se apropriarem de tais tecnologias e estratégias.
W3 – Escolas eTwinning: da partilha nasce a inovação!
dinamizado por Teresa Lacerda
Terá interpretação em língua gestual portuguesa
As Escolas reconhecidas, a nível Europeu, com o Selo Escola eTwinning são estabelecimentos de ensino onde existem equipas de professores envolvidos em projetos etwinning e onde existem líderes escolares que trabalham em colaboração com o seu corpo docente para colocarem em prática o preceituado na Carta de Missão destas escolas, no que respeita a:
– promoverem uma liderança partilhada;
– revelarem um elevado compromisso ao nível da colaboração, da partilha e do trabalho em equipa;
– darem voz aos alunos para que sejam agentes de mudança;
– serem exemplos para outras escolas, assumindo um papel proativo ao nível do desenvolvimento profissional, tanto no que respeita aos docentes da sua escola como de outras escolas da região;
– serem organizações de aprendizagem inclusivas e inovadoras.
Os intervenientes deste webinar apresentarão exemplos colocados em prática nas suas escolas, no que respeita aos diferentes aspetos anteriormente mencionados, dando sugestões a todos aqueles que queiram envolver-se no etwinning e tornar a sua escola reconhecida a nível europeu pelas práticas implementadas.
W4 – Inteligência Artificial na Educação: desafios, oportunidades e inquietações. Qual o papel da IA na Educação?
dinamizado por Marco Neves
Vivemos momentos únicos nos quais o ser humano se encontra numa fase inicial de uma transformação onde é desafiado na sua última exclusividade: a inteligência.
Perante este contexto qual o verdadeiro propósito da Educação. Quais os desafios, oportunidades e inquietações levantados pela Inteligência Artificial no campo educativo?
W5 – O digital na avaliação da aprendizagem Inscrições encerradas
dinamizado por Nuno Dorotea
A avaliação das aprendizagens constitui-se como elemento essencial no processo de ensino e de aprendizagem. Numa perspetiva de aplicação sistemática, proporciona, em tempo útil, a autorregulação e consolidação das aprendizagens por parte dos alunos, bem como informação essencial ao professor para a (re)definição de estratégias que permitam superar as dificuldades dos alunos.
Neste sentido, torna-se relevante o contributo do digital em processos avaliativos que contribuam para a aprendizagem.
Este workshop pretende explorar conceções no âmbito da avaliação, em especial nos seus propósitos formativos, bem como explorar ferramentas digitais na avaliação da aprendizagem com potencial pedagógico para os alunos e professores.
W6 – Uma educação em ciências orientada para a promoção da cidadania ambiental e do ativismo juvenil
dinamizado por Pedro Reis
Este workshop discute o conceito de ativismo e a importância das iniciativas de ativismo no desenvolvimento da disposição e das competências dos cidadãos para um envolvimento crítico, ativo e democrático na prevenção e na resolução de problemas ambientais. São apresentadas várias maneiras possíveis de os jovens se envolverem em ativismo ambiental. Também se discute a combinação possível e desejável de ativismo juvenil e ciência cidadã, como um catalisador do empoderamento dos cidadãos com a disposição e as capacidades de nível elevado necessárias à participação no esforço global para o desenvolvimento sustentável e à assunção da responsabilidade pelas gerações futuras. O ativismo juvenil representa um elemento chave na Educação para a Cidadania Ambiental, permitindo que os alunos exerçam os seus direitos e deveres ambientais e desenvolvam conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que os capacitem como solucionadores de problemas capazes de enfrentarem os problemas ambientais contemporâneos. Logo, não se trata de entender a participação dos jovens apenas em termos do direito individual de expressarem a sua voz em processos decisórios públicos – orientados para e pelos adultos e baseados em instituições – mas, também, de participarem como cidadãos ativos em ações do quotidiano, assumindo-se como membros das suas comunidades e partilhando papéis e responsabilidades. Este workshop apresenta, também, exemplos de iniciativas de professores e jovens ativistas, de diferentes países e níveis de escolaridade, fortemente empenhados na construção de um ambiente mais sustentável e de uma sociedade mais justa: formas poderosas de organizar os currículos e o ensino que mobilizam alunos e professores como sujeitos corresponsáveis pela construção de um mundo melhor.
Estela Costa (Coordenação)
Ana Pedro
Ana Sofia Pinho
Benedita Melo
Daniela Almeida
Joana Viana
Joaquim Pintassilgo
Marta Almeida
Nuno Dorotea
Sofia Viseu
Contactos
redescola@ie.ulisboa.pt
REDESCOLA
http://redescola.ie.ulisboa.pt/
Hora
25 (Terça-feira) 15:00 - 26 (Quarta-feira) 18:00
Localização
online - hora de Lisboa/Portugal