Coordenação Científica

Docentes do curso

Apresentação

Este ciclo de estudos (CE) visa: (1) desenvolver conhecimento especializado e aprofundado no tema da Educação Inclusiva, designadamente o avanço da investigação disponível sobre práticas de inclusão em educação, tendo em conta a diversidade educativa, com incidência em grupos em situações de vulnerabilidade (física, cognitiva, sensorial, emocional, académica, económica, social, cultural), e sobre modelos e práticas de formação (inicial, contínua, especializada) de profissionais para o desenvolvimento e a inovação na Educação Inclusiva; (2) promover o reforço de competências de diagnóstico, intervenção e avaliação em Educação Inclusiva, disponíveis na sociedade portuguesa e, especialmente, nos profissionais e nas organizações educativas ou com missões educativas; (3) criar, na ULisboa, uma problematização multidimensional da Educação Inclusiva e fomentar o seu estudo sistemático em contextos educativos.

Finalidades

Com este CE pretende-se que os estudantes sejam capazes de: (1) dominar o estado da arte sobre Educação Inclusiva; (2) compreender a Educação Inclusiva na sua multidimensionalidade (política, organizacional, curricular, pedagógica/didática); (3) conceber, desenhar e executar investigação empírica e projetos de intervenção inovadores, que dêem resposta a questões relevantes no âmbito da Educação Inclusiva e dos contextos da sua prática; (4) selecionar e aplicar métodos avançados de análise qualitativa e/ou quantitativa, adequados aos estudos em Educação Inclusiva; (5) integrar projetos, redes ou equipas de investigação e de intervenção profissional, nacionais e internacionais, associados à temática.

Admissão e condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao Doutoramento em Educação Inclusiva:

  • Titulares de graus de Mestre ou equivalente legal em Educação, Ciências da Educação, Educação Especial ou Ensino.
  • Titulares de graus de mestre noutras áreas, detentores de experiência profissional nas áreas da educação, da educação especial e da inclusão social, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
  • Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; detentores de um currículo escolar, científico ou  profissional  que  seja  reconhecido  como  atestando  capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão  científico  legal  e  estatutariamente  competente.

Acreditação

O curso de Doutoramento em Educação Inclusiva encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Horário de funcionamento

No ano letivo 2022/23, o curso funciona à 3ª feira, das 15h às 21h.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2021/22, o curso funciona à 6ª feira, das 15h às 21h.

Candidaturas

Datas e condições de acesso