Currículo, Formação de Professores e Tecnologia
Os meus interesses de investigação centram-se nas questões da inclusão educativa, em particular na participação social de alunos na escola regular, bem como desenvolvimento profissional de professores para a educação inclusiva, tendo coordenado um projeto financiado pela FCT, cujo objetivo foi explorar a participação social de alunos com NEE na escola regular (SENSES, 2016-2019) e a equipa portuguesa de um projeto europeu (4StuDi, 2020-2023), focado na inclusão de alunos com deficiência na escola, explorando a perspetiva de professores e alunos. Para além disso, estou envolvida no projeto LC4Inclusion (2022-2024), orientado para a compreensão de como comunidades de aprendizagem são promotoras de inclusão ao nível da escola, e numa investigação sobre inclusão no ensino superior.
Freire, S., Roçadas, C., Pipa, J., & Aguiar, C. (2024). Classroom social networks, students’ peer related-social experiences, and sense of belonging: The specific case of students with SEN.British Educational Research Journal, 00, 1-19. https://doi.org/10.1002/berj.3989
Freire, S., Caetano, A. P., Carvalho, C., Mogarro, M. J., & Fadda, R. (2024). Participação Social e Suporte Social: Perspetivas de Alunos com Necessidades Educativas Específicas. SISYPHUS – Journal of Education, 12(01), 108-129. https://doi.org/10.25749/sis.32142
Maia, V., & Freire, S. (2023). Understanding teachers’ mindset regarding differentiated instruction: issues related to curriculum planning. International Journal of Inclusive Education. https://doi.org/10.1080/13603116.2023.2245831
Freire, S., & Tinoca, L. (2023). Práticas de inclusão em contextos educativos. In AA.VV., Sínteses de Investigação UIDEF: 2020-2023 (pp. 34-60). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/61409
Garcia Bacete, F., Freire, S., Marrande, G., & Gamboa, P. (2021). Reasons for disliking a classmate: A comparative study with Spanish and Portuguese students. International Journal of Educational Research, 105(5),101700. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101700
Gamboa, P., Freire, S., Anica, A., Mogarro, M. J., Moreira, M. F., & Vaz da Silva, F. (2021). Correlates of Rejection by the Peer Group: a Study Comparing Students with and without SEN. International Journal of Inclusive Education. https://doi.org/10.1080/13603116.2021.1941314
Freire, S., (2021). Promovendo a participação social e a aprendizagem em sala de aula: um olhar sobre a ação docente. In F. A. Cruz, L. Veiga, M.C. Barbosa-Lima & P. Simeão (Orgs.), Do campo a cidade: propostas para uma educação inclusiva (pp. 396-410). Editora Santorini. https://www.researchgate.net/publication/360485437
Freire, S. (Coord.) (2021). Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise. (Coleção Educação XXI). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/educacao-xxi/inclusao-como-participacao-social-diferentes-perspetivas-em-analise
Maia, V. O., & Freire, S. (2020). A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva. Revista Exitus, 10, 1-29. http://hdl.handle.net/10451/44513
Freire, S., Pipa, J., Aguiar, C., Vaz da Silva, F., & Moreira, S. (2020). Student-Teacher Closeness and Conflict in Students with and without Special Educational Needs. British Educational Research Journal, 46(3), 480-499. https://doi.org/10.1002/berj.3588