Coordenação Científica

Apresentação

O curso de doutoramento em História da Educação está orientado para o conhecimento histórico da educação em sentido amplo (cultura escrita, teorias, pensadores, memórias, políticas) e das instituições escolares, pedagogias, cultura escolar, curriculum, espaços e públicos, em particular. Nesta edição, será dada particular atenção aos estudos que visam a constituição de memoriais e arquivos de educação, nos quadros institucional, municipal, profissional.

A investigação e a comunicação historiográficas dos assuntos educacionais configuram e dão significado a um domínio de especialização procurado por historiadores e por estudiosos oriundos de outros domínios científicos. Este doutoramento destina-se a uns e a outros.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em articulação com a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) – designadamente com o projecto INOVAR – Roteiros de Inovação Pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX, e com o projecto MRIR – Memórias resgatadas, identidades (re)construídas, experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Finalidades

Este ciclo de estudos tem como finalidades o conhecimento histórico-pedagógico e a habilitação de investigadores e visa:

• Desenvolver competências de investigação, conceptualização e escrita da história da educação;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de constituição de memoriais e arquivos de educação.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar-se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

• Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso.
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2021/22, o curso funciona à 3ª feira, das 15h às 21h.

Candidaturas

Datas e condições de acesso