Coordenação Científica

Apresentação

A inovação no currículo e na pedagogia, mas também nos processos e nas relações de trabalho nas organizações educativas, é um dos principais fatores impulsionadores da melhoria do nosso sistema educativo. Esta nova especialidade do Mestrado em Educação do IE-ULisboa visa exatamente o desenvolvimento de conhecimentos e competências que promovem e/ou apoiam a emergência e a consolidação de estruturas e de práticas inovadoras, designadamente nos âmbitos do currículo e pedagogia, do desenvolvimento organizacional das escolas, do desenvolvimento profissional dos professores e do relacionamento com o ambiente externo.

Este curso destina-se aos profissionais ligados ao sistema educativo escolar – especialmente a professores e educadores, mas igualmente a dirigentes de organizações escolares e de formação de docentes e a técnicos superiores da administração da educação – interessados em atualizar conhecimentos e desenvolver competências que lhes permitam responder de modo pertinente e eficaz aos novos desafios (locais, regionais ou nacionais) que enfrentam, através da introdução de práticas inovadoras.

Para concretizar estes propósitos, os mestrandos frequentam no 1º ano, de natureza presencial, unidades curriculares centradas nos seguintes temas: inovação e melhoria da escola; inovação e desenvolvimento profissional docente; inovação curricular e pedagógica; inovação na relação ‘escola-comunidade’ (entre outras). O 2º ano compreende a elaboração de um trabalho de projeto, especialmente realizado para este fim e orientado para a concretização de práticas de inovação em educação.

 

O mestrado em Educação na especialidade de Inovação em Educação está acreditado pela A3ES.

Finalidades

Esta especialidade do Mestrado em Educação visa:

  • a capacitação de profissionais e organizações para a ação inovadora;
  • a transferência para o sistema educativo do capital de conhecimento produzido sobre inovação em educação.

Para tal, o trabalho pedagógico está orientado para o desenvolvimento de competências aprofundadas de problematização, diagnóstico, intervenção e avaliação de práticas inovadoras nas organizações educativas.

Admissão e condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação:

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área científica de Educação ou outra afim;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo na área científica de educação ou outra afim;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área científica da Educação que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2019/20, prevê-se que o curso funcione à 5ª e 6ª feira, das 16h às 20h.