junho, 2022

9jun9:00DEC 5 - Diversidade Educação e CidadaniaComunidades em Movimento9:00 Várias salas, IE-ULisboaCategorias:arquivo

Na 5ª edição do DEC – Diversidade, Educação e Cidadania elegemos o tema Comunidades em Movimento. Deste modo, assumimos que no DEC nos fomos construindo como uma comunidade com a sua história, que se mantém coesa e se projeta no futuro, pelo gosto de estarmos juntos, pela abertura ao debate de ideias sobre os temas sociais e educativos, pelo prazer do processo criativo, pelo empenhamento em mantermos este movimento de partilha e o estendermos aos que, quando se juntam a nós, também se sentem fazer parte.

Somos uma comunidade de pessoas ligadas ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, seja como docentes, estudantes, investigadores. Reconhecemo-nos em ligação ou pertencendo a outras comunidades, quer dentro quer fora da Universidade. Somos em rede e no movimento – o movimento entre, o movimento dentro. O movimento de não nos instalarmos passivamente num espaço fechado e fixo. O movimento de nos questionarmos e questionarmos os mundos que habitamos e experienciamos. O movimento de expandirmos a compreensão dos jogos invisíveis em que vivemos imersos. O movimento de criarmos outros espaços e contextos. O movimento de visionarmos outros destinos e imaginarmos vias alternativas.

A proposta para este ano é trazermos para o diálogo os movimentos dentro e entre as comunidades que investigamos e onde nos inserimos.

Propomos a todos que partilhem interrogações, perplexidades, incertezas, reflexões, esperanças. Todos nós, trazendo para um mesmo espaço os nossos espaços de identidade. Para que se estilhacem nossas fronteiras, nossas barreiras, nossas invisibilidades.

Para vermos mais claro, mais além, mais profundamente, como prosseguir na construção da nossa Casa Comum. Comunidades em movimento.

Inscrições até dia 3 de junho de 2022.

Mais informações: https://deccomunicacoes.wixsite.com/mysite

Acreditação

Este encontro é acreditado como formação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).

Inscrição obrigatória para acesso à acreditação.

09h00 Receção dos participantes

Átrio do Anfiteatro I do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

09h30  Abertura (sala 7, com projeção nas salas 5 e 6)

Luís Miguel Carvalho (Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)