julho, 2014

12jul9:30III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual9:30

Apresentação do Congresso

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, realizará de 10 a 12 de julho de 2014, o III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas.

Este é o terceiro Congresso de uma sequência que se realiza, alternada e bianualmente, em Portugal e no Brasil, nas instituições que alojam um grupo de investigadores/as que trabalham colaborativamente em investigação sobre Sexualidade e Educação Sexual e que constituem a rede responsável por esta iniciativa: Universidade de Lisboa (UL), Universidade de Aveiro (UA), Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Universidade do Minho (UM), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A finalidade que unifica a realização destes Congressos é o estudo da Sexualidade como tema interdisciplinar que se desdobra em várias áreas de investigação e intervenção, entre elas a Educação Sexual. Neste quadro, o III Congresso centra-se no tema de particular atualidade, atendendo às implicações curriculares que envolve, de Direitos, Políticas, Investigação e Práticas em Sexualidade e Educação Sexual. O programa do Congresso inclui conferências plenárias, mesas redondas, sessões de pósteres e sessões paralelas de comunicação de trabalhos de investigação e/ou relatos de práticas.

Destinatários/as

Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde, Estudantes a frequentarem Cursos de 1º, 2º e 3º Ciclos no domínio da Educação e da Saúde, Psicólogos/as, Sociólogos/as, entre outros.

Temas do congresso

A. Sexualidade, género e direitos humanos

B.Sexualidade, género e políticas públicas

C. Bioética, sexualidade e saúde

D. Sexualidade, saúde e educação

E. Violência, género e abusos sexuais

F. Sexualidade, género e deficiências

G. Sexualidade, género e envelhecimento

H.Sexualidade, género, educação e media

I. Sexualidade, corpo e erotismo

J. Heteronormatividade e homofobia

Datas Importantes

Inscrição –1ª fase Até 1 de junho de 2014

Inscrição – 2ª fase Depois 1 de junho de 2014

Envio de resumos 15 de abril de 2014

Notificação da aceitação de resumos  15 de maio de 2014

Envio de texto completo 30 de junho de 2014

Notificação da aceitação do texto completo 30 de julho de 2014

Submissão de propostas de trabalhos em sexualidade e educação sexual

1. Serão aceites comunicações orais (de trabalhos de investigação ou de relatos de práticas) e pósteres.

2.Todos os resumos deverão estar diretamente relacionados com os tópicos do Congresso e ser escritos em Português/ Espanhol e em Inglês

3. Todos os resumos serão submetidos a uma “revisão cega” pelo que não podem conter nenhum dado que possa identificar autores e       instituições.

4. Os/as autores/as podem submeter no máximo dois resumos e/ou um relato de práticas.

5. Para que a proposta, depois de aceite, seja incluída no programa do III CISES pelo menos um dos seus autores deverá inscrever-se.

Submissão de comunicações de trabalhos de investigação

As propostas deverão ser apresentadas através de um resumo com um máximo de 1600 caracteres incluindo espaços, excluindo o título.

1. Estes resumos deverão conter:

Problemática
Enquadramento teórico (contextualização do problema e objetivos)
Método(s)
Resultados principais
Conclusões
Implicações (para investigações no futuro, politicas e/ou práticas).

2. Deverão respeitar as seguintes diretrizes de extensão e estrutura:

Título centrado.
Tipo de letra Times New Roman, tamanho 11, espaço simples.

Submissão de comunicações de relatos de práticas

As propostas deverão ser apresentadas através de um resumo com um máximo de 6000 caracteres incluindo espaços, excluindo o título.

1.O relato de práticas poderá descrever e refletir sobre o seguinte:

O que foi feito?
Por que o decidiram fazer?
O que aconteceu?
Que aspetos correram particularmente bem?
Que dificuldades foram encontradas e como foram ultrapassadas?
Como foi avaliado até que ponto estas práticas foram bem sucedidas?
O que se pode aprender com as práticas realizadas?

2. O relato de práticas deve respeitar as seguintes diretrizes:

Título centrado.
Tipo de letra Times New Roman, tamanho 11, espaço simples.

Submissão de comunicações de pósteres

1. As propostas deverão ser apresentadas através de um resumo com um máximo de 1000 caracteres incluindo espaços, excluindo o título.

2. Estas propostas deverão apresentar experiências de trabalho e projetos de investigação em curso.

Texto completo para ser publicado no e-book de atas

1. O texto completo deverá ser enviado até 30 de junho.

2.Os trabalhos para publicação serão submetidos a um referee.

3.O/a primeiro/a autor/a de cada trabalho submetido receberá a notificação da aceitação (para publicação no CDROM) ou rejeição.

4.O texto completo deverá seguir os tópicos do resumo e não ultrapassar 14000 caracteres incluindo espaços.

5. O texto deverá ser processado num computador em Microsoft Word, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre as linhas de 1.5.

6.As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do trabalho, obedecendo às normas APA:     http://owl.english.purdue.edu/owl/resource/560/01/

7.As propostas devem ser enviadas para a Comissão Organizadora em suporte eletrónico através do e-mail: IIICISES@ie.ul.pt

8. É da responsabilidade do/a autor/a incluir no texto apenas as fotografias para as quais tenha autorização escrita para o fazer.

Valor da inscrição

Participantes       Até 1 de junho                  Depois de 1 de junho
Profissional                150 €                                           170 €
Estudante*                   80 €                                           100 €