junho, 2014
26jun10:00Mudanças Locais, Acções Sociais e Educação de Adultos: Desafios e Respostas10:00
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26, 27 e 28 de junho de 2014
Instituto de Educação da Universidade da Lisboa
A relação entre educação de adultos e desenvolvimento, sendo o desenvolvimento entendido no seu entendimento mais abrangente, sempre foi importante. Em sentido restrito, esta relação tem destacado o desenvolvimento económico e a relevância da educação de adultos na promoção do capital humano. Em sentido alargado, outras facetas do desenvolvimento, designadamente as dimensões social, cultural, política, cívica e ecológica, têm sido privilegiadas em muitos projectos e iniciativas de educação de adultos.
No quadro desta relação, a UNESCO tem desempenhado um papel importante, nomeadamente na discussão destes assuntos em diversos tipos de eventos, tais como as Conferências Internacionais de Educação de Adultos. Também a OCDE e a União Europeia, mesmo que o entendimento de desenvolvimento e de educação de adultos destas duas últimas organizações esteja sobretudo centrado no desenvolvimento social e económico, também têm protagonizado um forte apelo a uma ligação entre estes dois conceitos. Devido ao trabalho realizado por estas organizações inter e supranacionais, as políticas públicas de educação de adultos em muitos países têm influenciado e têm reflectido a articulação indicada em projectos e iniciativas locais, sobretudo quando a reprodução e/ou a reinterpretação de orientações remetem para as necessidades e os problemas sentidos pelos cidadãos.
Quando se abordam as relações entre educação de adultos e desenvolvimento, o papel dos actores (individuais e institucionais) e das redes pode revelar as possibilidades e os problemas dos governos locais e da governança, especialmente quando se trata da promoção da democracia participativa e da emancipação. Assim, a discussão das dimensões social, política e cívica da educação de adultos e do empoderamento no seio de iniciativas e projectos de desenvolvimento é essencial, especialmente quando os processos de decisão de baixo para cima estão em causa. Nesta perspectiva, o debate sobre se as práticas e as orientações políticas produzidas localmente podem influenciar políticas globais e nacionais de educação de adultos e de desenvolvimento, designadamente no âmbito de processos de decisões mais comuns, de cima para baixo, indica-nos outros temas de debate que não podem deixar de ser abordados num seminário desta natureza.
Este seminário é uma iniciativa conjunta entre a European Society for Research on the education of Adults (ESREA), através da rede Global and Local: Adult learning and Development, e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e terá como idioma preferencial o inglês.
Eixos de discussão
Com o propósito de debater estes temas, este seminário contempla os seguintes eixos de análise:
i) os significados de educação e desenvolvimento – desde entendimentos mais restritos, ligados sobretudo aos desenvolvimentos da economia até entendimentos mais abrangentes. Neste caso, a questão seguinte impõe-se: qual o papel da educação de adultos na promoção de práticas e projectos locais de emancipação?
ii) o papel das redes e dos actores locais e a articulação com contextos internacionais e nacionais. Aqui, os temas relacionados com a relação entre os governos locais e a governança poderão revelar tendências paradoxais na educação de adultos e no desenvolvimento de carácter emancipatório?
iii) a participação dos adultos na educação e no desenvolvimento em iniciativas e projectos locais. Neste âmbito, impera a interrogação seguinte: estará a educação de adultos limitada ao empoderamento quando a emancipação é igualmente necessária?
iv) os processos de decisões de baixo para cima e de cima para baixo. Neste caso, diversas questões relacionam-se com a preocupação seguinte: como podem as decisões locais relativas à educação de adultos e ao desenvolvimento influenciar as políticas nacionais e globais?
Mais informações | http://globalandlocal.ie.ul.pt
PEst-OE/CED/UI4107/2014
Hora
(Quinta-feira) 10:00