maio, 2021

18mai18:00Cidadania ambiental e ativismo juvenilÁrea de Investigação e Ensino de Didática18:00 online - hora de Lisboa/Portugal, online - hora de Lisboa/PortugalCategorias:arquivo,arquivo - STd

Cidadania ambiental e ativismo juvenil

Este seminário apresenta uma perspetiva humanista da educação em ciências que combina a abordagem de conteúdos científicos com a educação para a cidadania ambiental e o desenvolvimento holístico dos jovens/cidadãos. Desta forma, a educação em ciências é assumida como um pretexto e um contexto para o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que capacitem os jovens/cidadãos para enfrentarem os problemas, os desafios e as injustiças do seu quotidiano. Nesta abordagem educativa, as ciências são apresentadas de uma forma socialmente contextualizada que reforça a perceção dos alunos acerca da importância e da relevância da educação em ciências para a resolução dos problemas que afetam as suas/nossas comunidades. Segundo esta abordagem, o sucesso dos alunos na escola e na vida não depende apenas do sucesso académico mas, fundamentalmente, da vivência de oportunidades de desenvolvimento intra e interpessoal e de exercício de cidadania em situações que consideram socialmente relevantes. Os alunos necessitam que os incentivem a assumir a responsabilidade pela promoção do bem‑estar nas comunidades e nos ecossistemas em que vivem.

A capacidade de um cidadão agir na sociedade como agente de mudança constitui um elemento importante da cidadania ambiental. Este seminário discute o conceito de ativismo e a importância das iniciativas de ativismo no desenvolvimento da disposição e das competências dos cidadãos para um envolvimento crítico, ativo e democrático na prevenção e na resolução de problemas ambientais. São apresentadas várias maneiras possíveis de os jovens se envolverem em ativismo ambiental. Também se discute a combinação possível e desejável de ativismo juvenil e ciência cidadã, como um catalisador do empoderamento dos cidadãos com a disposição e as capacidades de nível elevado necessárias à participação no esforço global para o desenvolvimento sustentável e à assunção da responsabilidade pelas gerações futuras. O ativismo juvenil representa um elemento‑chave na Educação para a Cidadania Ambiental, permitindo que os alunos exerçam os seus direitos e deveres ambientais e desenvolvam conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que os capacitem como solucionadores de problemas capazes de enfrentarem os problemas ambientais contemporâneos. Logo, não se trata de entender a participação dos jovens apenas em termos do direito individual de expressarem a sua voz em processos decisórios públicos – orientados para e pelos adultos e baseados em instituições – mas, também, de participarem como cidadãos ativos em ações do quotidiano, assumindo-se como membros das suas comunidades e partilhando papéis e responsabilidades. Neste processo, os conceitos de “agência” e de “empoderamento” assumem uma posição de destaque.

Este seminário apresenta, também, exemplos de iniciativas de professores e jovens ativistas, de diferentes países e níveis de escolaridade, fortemente empenhados na construção de um ambiente mais sustentável e de uma sociedade mais justa: formas poderosas de organizar os currículos e o ensino que mobilizam alunos e professores como sujeitos corresponsáveis pela construção de um mundo melhor.

Pedro Reis
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa