Coordenação Científica

Apresentação

O curso de doutoramento na área de especialidade em Didática das Ciências está orientado para investigação em Educação em Ciências, em contextos formais e não formais, nas vertentes do desenvolvimento curricular, integração curricular das TIC, processos de aprendizagem dos alunos e suas dificuldades, formação de professores e processos de inovação e mudança de práticas. A investigação a desenvolver inclui tópicos de Biologia, Geologia, Física e Química, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário, desenvolvendo estudos também na educação de infância.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em estreita articulação com a investigação em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) –, mais precisamente, no âmbito dos programas de investigação (I) “Educação XXI” e “Forças de Mudança em Educação”. A investigação a efetuar pelos estudantes incidirá: (i) na promoção de aprendizagens socialmente relevantes, através da criação e valorização de cenários de aprendizagem orientados para o desenvolvimento de atividades centradas em aspetos processuais e epistemológicos da Ciência, tais como de inquiry e de ciência cidadã, promovendo a participação da população; (ii) em processos de valorização das práticas dos professores, contribuindo para a mudança educacional.

No presente ano letivo (2019/2020) serão privilegiadas propostas de trabalho que contribuam para o avanço do conhecimento sobre: 1) promoção de aprendizagens em ciências socialmente relevantes; e 2) processos de inovação e mudança das práticas dos professores.

Contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Finalidades

De acordo com os princípios atrás referidos, este ciclo de estudos visa:

• Desenvolver competências de investigação inscritas no espaço de conhecimento analítico da Didática das Ciências;
  • Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto à comunidade académica e à sociedade em geral;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional da educação.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar -se ao acesso ao Doutoramento em Educação, Área de Especialidade Didática das Ciências:

• Professores de diferentes níveis de ensino que lecionam na área de Ciências (Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas).
  • Professores do ensino superior, ligados à formação de professores de Ciências.
  • Outros profissionais ligados à investigação e/ou divulgação da Ciência interessados na temática do curso.
  • Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso.
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

No ano letivo 2023/24, o curso funciona à 6ª feira, das 15h às 21h.