A atividade do grupo centra-se na investigação acerca da melhoria do ensino e da aprendizagem no quadro das novas tendências da educação em ciências. As atividades de investigação inserem-se em três grandes domínios:

  1. Literacia científica;
  2. TIC no ensino das ciências;
  3. Desenvolvimento profissional dos professores.

Relativamente ao primeiro domínio, literacia científica, o grupo tem desenvolvido atividades de investigação que têm como principais objetivos:

  • Estudar, teórica e empiricamente, os aspetos mais pertinentes e as dimensões que integram a literacia científica e a sua inter-ligação;
  • Desenvolver e testar materiais pedagógicos inovadores e estratégias para o desenvolvimento de atividades em sala de aula, tanto em contextos formais como informais de aprendizagem;
  • Disseminar os resultados das atividades e estratégias desenvolvidas e validadas, reforçando assim a importância do ensino das ciências na atualidade e produzir recomendações para ações futuras.

No que diz respeito ao segundo domínio, TIC no ensino das ciências, as pesquisas realizadas envolvem:

  • Estudar o impacto na aprendizagem de estratégias de resolução de problemas e de atividades de natureza investigativa com o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Desenvolver e validar recursos e estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação adequadas a serem implementadas com recurso às TIC;
  • Disseminar os resultados das atividades e estratégias desenvolvidas e validadas, reforçando assim a importância da utilização das TIC na educação em ciências, tanto em contextos formais como informais de aprendizagem.

O terceiro domínio, desenvolvimento profissional dos professores, constitui uma área de investigação transversal a toda a atividade do grupo, tendo como principais objetivos promover e facilitar a integração das estratégias atuais da educação em ciências nas práticas dos professores.

A atividade de investigação do grupo concretiza-se segundo quatro linhas principais: Desenvolvimento curricular; Integração curricular das TIC; Ensino das ciências em contextos formais e não formais; Sociologia da aprendizagem e discurso pedagógico. Estas linhas de investigação desenvolvem-se nos vários níveis de ensino, do 1º ciclo ao secundário, e pré-escolar.

Coordenador

Cecília Galvão

Doutorados

Ana Maria Morais

Cecília Galvão

Cláudia Faria

Elisabete  Linhares Manzoni de Sequeira

Isabel Chagas

Isabel Pestana Neves

Mónica Baptista

Pedro Reis

Sílvia Cristina dos Reis Ferreira

Não Doutorados

Ana Alexandrina Ferreira Coelho

Ana Margarida Gomes Vicêncio

Esperança Maria de Oliveira Neto

José António Vieira da Silva Contente

Luísa Maria Geraldes Lourenço

Margarida Ferreira de Oliveira

Maria do Rosário de Faria Félix

Maria Teresa Maldonado Conceição

Mário Alberto Ferreira Maia Matos

Mauri Luís Tomkelski

Nuno Alexandre da Costa Machado

Rui Miguel Rodrigues Pereira

Susana Diogo Meirinho

Vanessa Figueiredo Pereira de Andrade

Colaboradores

Ana Maria Freire

Bianor Antónia da Cruz Valente

Diana Boaventura

Henrique Gil

Inês Duarte Bruno

Jesuína da Fonseca

João Pedro Soares Fernandes

José Francisco Cabeça Fanica

Maria das Merces de Sousa Ramos

Maria Leonor da Graça Saraiva

Maria Madalena da Silva Lambéria

Maria Preciosa Silva

Marisa Sofia Monteiro Correia

Paula Cristina de Almeida Costa

Paulo José Severino Maurício